O que são colares de âmbar?

O âmbar é uma pedra preciosa que pode ser usada em várias peças de jóias. É uma pedra resinosa, normalmente amarelada ou marrom, que pode apresentar tons mais claros e escuros.

Os colares de âmbar costumam ser muito usados em países europeus, como a Dinamarca ou a Polônia. Esse tipo de jóia é feita com várias peças de pedra do mesmo tamanho ou na forma de contas, que são entrelaçadas em um longo fio. Às vezes a cor do âmbar pode variar dependendo da determinada região onde é extraído.

Então vamos conhecer mais sobre eles?

Do que é feito o colar de âmbar?

Os colares de âmbar são feitos a partir da resina fossilizada de árvores que viveram há milhares de anos atrás. A pedra é formada quando a resina é enterrada e, com o tempo, petrifica. Quando o colar de âmbar é criado, as peças não têm essa coloração original, mas sim são polidas e recebem uma camada protetora que preserva a cor e boa parte do cheiro característico da pedra.

Os colares de âmbar são muito populares porque esta pedra é conhecida por ter propriedades curativas. De fato, antigamente era muito usada para tratar dores e outros problemas relacionados ao sistema nervoso. Hoje em dia, ainda é muito usada para aliviar dores de ouvido e de dentes, principalmente em casos de cólicas infantis.

Como saber se a pedra de âmbar é original?

Para saber se a pedra de âmbar é original e não uma imitação, você pode fazer algumas perguntas básicas. Uma dica é observar o cheiro característico do âmbar, que tem um aroma bastante forte. Além disso, se você observar a pedra à luz do sol e vê-la emitir uma pequena faísca, sabe que ela é genuína. Se não acontecer nada disso, é provável que o colar seja feito com o material substituto do âmbar, que são os copais. Por fim, você pode perguntar ao vendedor sobre a procedência da pedra.

Os colares de âmbar com procedência, em sua grande maioria são extraídos da Lithuania, e acompanham certificado de autenticidade. Exija o seu no ato da compra!

Como cuidar dos colares de âmbar?

Os colares de âmbar não costumam ser muito difíceis de serem cuidados, porém alguns cuidados básicos são necessários. Primeiramente, é importante ter atenção na hora de colocar o colar em contato com água, pois ele pode perder suas propriedades curativas e acabar descolando das peças.

É necessário apenas a passagem de um pano úmido para fazer sua limpeza, devendo evitar ao máximo produtos quimicos.

Quais os benefícios de adquirir um colar de âmbar?

Os benefícios de adquirir um colar de âmbar são diversos. Além de se tratar de uma pedra muito bonita e que gera sensações agradáveis, a peça também é conhecida por ter diversas propriedades curativas.

Por isso, é uma pedra muito procurada para o alívio de dores e outros problemas relacionados ao sistema nervoso. Os colares de âmbar também costumam ser muito leves e confortáveis de serem usados, o que torna ainda mais prazeroso usufruir de todos os benefícios dessa pedra.

Existem opções no mercado tanto para adultos e crianças, quanto até mesmo para os pets, tamanha a sua eficácia.

De que forma o colar de âmbar atua em bebês e crianças?

Os colares de âmbar são muito utilizados para tratar cólicas nas crianças, pois a pedra tem propriedades que aliviam as dores. Além disso, o colar também pode ser usado para outros problemas relacionados ao sistema nervoso.

A propriedade curativa do âmbar é devido à presença de ácidos orgânicos e minerais, que agem no organismo das crianças para aliviar os desconfortos. Este processo é conhecido como ionização, que tem como principal objetivo equilibrar o pH do nosso corpo.

Ele também ajuda muito no sistema imunológico, aumentando a resistência dos bebês contra doenças. Além disso, segundo alguns estudos, o colar de âmbar também auxilia na melhora da qualidade do sono das crianças e na redução das alergias.

E como se não bastasse, ela é ainda mais famosa para o periodo de nascimento dos dentes, quando as crianças costumam ficar irritadas e com muita dor.

Grávidas podem usar o colar de âmbar?

As grávidas também podem usufruir dos benefícios dos colares de âmbar, afinal a pedra tem propriedades que podem auxiliar no alívio de dores nas costas, pescoço e quadris.

Além disso, ela também ajuda no equilíbrio do sistema imunológico, o que pode refletir positivamente no organismo da mãe e do bebê.

É importante lembrar que uma grávida deve consultar o médico antes de usar qualquer tipo de tratamento, inclusive os naturais. Isto porque alguns cuidados são necessários durante a gestação.

No entanto, por esses benefícios, os colares de âmbar são muito procurados por pais preocupados em proporcionar o melhor para seus filhos. E como se pôde ver, este tipo de peça também pode ser usado por bebês e adultos, porém é importante lembrar que o acompanhamento de um especialista é sempre recomendado.

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + 11 =