
6 dicas para investidores iniciantes
Nunca se falou tanto em investimento quanto nos últimos anos. Mas todo investidor iniciante precisa estar seguro das escolhas que fará antes de colocar o seu dinheiro para render.
Infelizmente, os brasileiros não recebem educação financeira nas escolas e passam a se interessar pelo assunto depois que suas vidas financeiras se tornaram uma bola de neve.
Para não enfrentar situações de crise no futuro, aprender a gerir seu dinheiro e fazer bons investimentos se torna uma necessidade.
Todavia, a falta de conhecimento pode levar os investidores iniciantes a tomarem decisões ruins. Para evitar que isto aconteça, listamos a seguir 6 dicas que irão te ajudar a tomar os primeiros passos.
Dicas que todo investidor iniciante precisa conhecer
Enquanto investir não tem toda a popularidade que o assunto merece, caberá ao investidor iniciante procurar formas de aprender mais e colocar na prática as lições aprendidas.
Com as dicas a seguir ficará mais fácil tomar decisões para iniciar a sua contração de capital e dar o primeiro passo para construir o seu patrimônio financeiro rumo à independência.
1- Liste as formas de investimentos que tenham o seu perfil
Quer correr risco ou prefere investimentos de riscos baixos? A primeira opção pode trazer rendimentos maiores, mas há riscos de perder dinheiro também.
A segunda opção é segura, mas a multiplicação do dinheiro será de uma forma mais lenta. Aprenda as diferenças e como montar uma carteira que tire proveito de cada um dos tipos de investimentos.
2- Tenha uma meta
O primeiro passo ao pensar em uma estratégia de investimento é definir sua meta de investimento pessoal.
Dê um destino ao dinheiro que será aplicado e resgatado com liquidez para então escolher se fará um investimento a curto, médio ou longo prazo.
3- Não invista o valor que você tem para se manter
Precisa trocar o carro dentro de um ano? Então reserve este dinheiro em uma conta com rendimento de 100% do CDI. Não coloque o valor em ações e nem em renda fixa que tenha um prazo maior de 12 meses para poder fazer o resgate.
Também não invista o dinheiro para pagar as suas contas mensais. Sacar o valor antes do prazo é perder a liquidez que era esperada.
Além disso, há risco de perder todo o valor investido, te levando às dívidas.
4- Aplique em investimentos diferentes
A forma mais inteligente de investir é diversificar seus investimentos. Isso quer dizer que você pode optar por uma renda fixa, tesouro direto, ações ou até criptomoedas.
Isso mesmo, se prefere arriscar menos, coloque a maior parte do dinheiro em investimentos de baixo risco. Outra parte você pode investir em criptomoedas mais famosas como o Bitcoin, Ethereum ou até tokens que sejam mais recentes, como o token próprio da KuCoin (KCS), Tron (TRX), Shiba Inu (SHIB), entre outras.
5- Se informe antes de investir
Os investidores nunca devem confiar cegamente em um valor, mas coletar informações de antemão e depois decidir.
Tire suas dúvidas com a corretora de investimento que você escolher, faça perguntas e não invista antes de saber corretamente o que acontecerá com o seu dinheiro.
6- Continue estudando
Com os rendimentos você pode fazer novas aplicações e assim aumentar o seu patrimônio.
Para isso, continue estudando sobre investimentos, acompanhe os novos mercados que estão surgindo e peça sempre apoio para especialistas de sua confiança.
Investir não é difícil, mas é preciso ter muita clareza sobre quais os mercados você depositará seu investimento para não arriscar seu patrimônio.
Aproveite e conheça a Bet Pix, apostas online com saque rápido, saiba mais