6 Dicas Para Levar em Conta ao Planejar Uma Viagem ao Exterior

Para diversas pessoas, planejar uma viagem ao exterior é um grande desafio – o que faz, inclusive, com que muitas delas prefiram contratar uma agência de turismo. Não existe certo ou errado ao fazer isso.

Porém, com este artigo, queremos te mostrar que não existe nenhum “bicho de sete cabeças” ao planejar uma viagem ao exterior.

E para isso, separamos 6 dicas essenciais que você deve levar em conta. Veja!

Como planejar uma viagem ao exterior: 6 dicas para levar em conta

Dica 1: orçamento

A primeira dica para você levar em conta ao planejar uma viagem ao exterior, refere-se ao orçamento.

Isso porque, ao viajar para outro país, existe uma série de gastos que vão desde as passagens e a hospedagem, até o transporte, a alimentação e os passeios no destino.

Então, para fazer uma viagem bem-sucedida e sem perrengues financeiros, você precisa estabelecer um orçamento adequado.

E para tal, é de suma importância pesquisar quais são os custos médios de cada item e ir anotando tudo em uma planilha, em um papel ou em um aplicativo.

Assim, após fazer isso, você terá uma noção bem mais clara e realista referente ao seu orçamento de viagem.

Dica 2: seguro viagem

Ao fazer o planejamento para a sua viagem ao exterior, você deseja que tudo ocorra da melhor maneira possível, não é verdade? E é bem provável que isso ocorra, de fato.

No entanto, não dá para garantir 100% que problemas ou imprevistos não vão acontecer, afinal, todos nós estamos sujeitos a isso.

Sendo assim, para evitar maiores transtornos ou até mesmo prejuízos em sua viagem, é fundamental que, antes de sair do país, você contrate um bom seguro viagem.

Assim, em caso de uma adversidade no exterior ou até mesmo no aeroporto, você estará assegurado.

O importante aqui é fazer uma boa pesquisa e avaliar quais são as coberturas oferecidas pelas empresas, bem como os valores cobrados por elas.

Além disso, vale ressaltar que, dependendo do seu cartão de crédito, é possível obter este seguro gratuitamente. Por isso, vale a pena se informar.

Dica 3: hospedagem

Ao viajar para o exterior, geralmente as pessoas preferem ficar em um hotel ou em um resort. E não tem nada de errado nisso.

Porém, é importante observar que, essas não são as únicas opções de hospedagem disponíveis.

Veja, hoje você pode ficar também em um hostel, em uma pousada, em um Airbnb ou até mesmo na modalidade Couchsurfing.

Por isso, vale a pena pesquisar sobre essas opções durante o seu planejamento. Cada uma tem seus pontos positivos e negativos, então cabe a você avaliar qual se adequa melhor ao seu perfil de viajante e claro, ao seu orçamento também.

De repente não dá para você ficar em um resort badalado ou em um hotel 5 estrelas, mas dá para ficar em uma acomodação um pouco inferior, mas que é o suficiente para você.

Cada pessoa tem diferentes necessidades, gostos e vontades, por isso, é importante que você considere aquilo que é importante para você ao escolher a sua hospedagem, ok?

Dica 4: reservas

A hospedagem, citada na dica anterior, é a principal reserva que você precisa fazer ao planejar uma viagem ao exterior. No entanto, ela não é a única.

Afinal, é importante que você faça reservas para atrações, passeios, restaurantes, entre outros itens também. Dessa forma, você terá mais segurança e tranquilidade referente a sua viagem.

Já pensou se você chega no destino e descobre apenas lá que os ingressos para uma determinada atração estão esgotados? Seria frustrante, não é mesmo?

Por isso, o que você puder garantir com antecedência, garanta. Assim, você só terá o “trabalho” de ir até à atração, ao passeio, etc. para aproveitá-lo. Você não precisará pegar filas e rezar para que haja ingressos ou bilhetes disponíveis.

Além do mais, se no dia da sua viagem você optar por ir com seu carro até o aeroporto, existe outra reserva importante para fazer… estamos falando aqui sobre uma vaga em um estacionamento, afinal, você vai querer deixar o seu veículo na rua, certo?

Então, por exemplo, se você mora em São Paulo e pretende ir com seu carro até o aeroporto, não deixe de pesquisar por um estacionamento aeroporto Guarulhos com antecedência.

E claro, após encontrar uma boa opção, reserve uma vaga para o seu veículo.

Dica 5: roteiro

Para curtir ao máximo a sua viagem ao exterior, é essencial que você monte um bom roteiro.

E para isso, novamente é importante fazer pesquisas na internet, de modo a encontrar os melhores lugares, as melhores atrações e assim por diante para você aproveitar.

O único ponto aqui é se atentar para não exagerar, ou seja, colocar inúmeras coisas para fazer/conhecer por dia.

Isso porque, se houver muitas atividades, você pode não conseguir dar conta e o pior, acabar se frustrando por isso.

Então, ao fazer o seu roteiro de viagem, seja realista e estratégico. Coloque nele aquilo que você realmente quer fazer/conhecer e evite colocar inúmeras coisas, ok?

Além disso, deixe alguns espaços em seu roteiro. Ele não precisa estar 100% preenchido, pois ao estar no destino, você pode descobrir coisas legais para fazer ou lugares interessantes para conhecer, e que não estavam em suas pesquisas.

Portanto, tenha isso em mente e esteja aberto para as oportunidades que possam surgir. De repente, uma atividade que não estava em seu roteiro pode ser uma das mais bacanas da sua viagem.

Dica 6: bagagem

Para finalizar o artigo, separamos uma dica que você deve seguir quando estiver chegando o dia da sua viagem…

Quando estiver faltando cerca de uma semana para você viajar, acesse a internet e veja como estará o clima no destino que você irá. E, a partir disso, monte a sua bagagem.

Isso porque, assim você conseguirá escolher roupas e acessórios mais adequados para levar. Se vai estar frio, leve peças que condizem com este clima e se estiver calor, idem.

Dessa forma, você será mais assertivo e objetivo, e evitará levar roupas, acessórios entre outros itens desnecessários – o que pode ser um grande problema, pois eles deixam as malas mais pesadas e sem espaço.

Além disso, existem outros itens importantes que você deve levar na mala como carregadores para celular, notebook, tablet ou outro dispositivo, adaptadores de tomada, produtos para higiene pessoal e um kit básico de medicamentos.

A dica aqui é procurar, após terminar esta leitura, por um checklist de mala de viagem na internet. Assim, é bem improvável que você esqueça de levar algo realmente importante em sua bagagem!

Agora conte para a gente: as dicas apresentadas foram úteis? Elas irão te ajudar em seu planejamento? A gente espera que sim! E caso tenha alguma dúvida ou sugestão a fazer, comente abaixo. Até a próxima!

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.