Fronteiras Reabertas: Como se Preparar Para Viagens Internacionais

Devido ao avanço da vacinação e à reabertura de fronteiras, as viagens internacionais, estão, aos poucos, voltando aos planos de muita gente.

Até porque, depois de um período tão complicado, muitas pessoas não veem a hora de sair, de explorar o mundo e de conhecer pessoas novas, diferentes culturas e países.

Agora, para isso, não basta comprar as passagens, reservar uma hospedagem, fazer as malas e embarcar em um avião.

Não. Uma viagem internacional (e até mesmo nacional), precisa de um bom planejamento. Isto é, você precisa se preparar de maneira adequada para aproveitar ao máximo o destino.

Sendo assim, para te ajudar, nós separamos abaixo algumas dicas e informações relevantes para você se preparar para viagens internacionais a partir de agora. Veja!

Como se preparar para viagens internacionais

Destino e regras

Atualmente, mais de 110 países estão com as fronteiras abertas para brasileiros. Porém, cada um deles está adotando certas medidas e exigências para turistas.

Por isso, antes de qualquer coisa, é de suma importância que ao escolher o seu destino de viagem, você faça pesquisas e verifique quais são as regras para poder entrar no país.

Por exemplo, há destinos que estão exigindo o comprovante de vacinação e/ou teste negativo para Covid-19. Já outros, estão solicitando uma quarentena ou um isolamento no próprio hotel após a chegada.

Então, para estar, de fato, preparado, não deixe de se informar sobre o que o destino que você pretende ir, está exigindo dos viajantes.

Além disso, é importante verificar como está a situação da Covid-19 no destino, afinal, você vai querer viajar para um lugar que seja perigoso e arriscado, certo?

Data e duração

De acordo com empresas ligadas ao setor de turismo, a busca por voos e hospedagens internacionais vêm crescendo gradativamente nos últimos meses, e compras/reservas para novembro e dezembro já estão sendo feitas por diversas pessoas.

E se você quiser viajar em um desses meses, tudo bem, claro, porém, é importante ressaltar que viagens internacionais exigem um bom planejamento e com antecedência – geralmente, no mínimo, três meses antes de viajar.

Fora que, a questão financeira também é um fator importante a considerar, visto que moedas como dólar, euro e libra estão nas alturas.

Então, se você puder aguardar um pouco e viajar a partir do ano que vem, tende a ser melhor, pois assim você terá mais tempo para se organizar e se preparar.

Além disso, outro aspecto que você precisa levar em consideração é a duração da viagem. 

Isso porque, se o destino que você for exige um período de quarentena ou isolamento, você precisa incluir esses dias em seu planejamento.

Já pensou se você estabelece que a sua viagem terá 20 dias de duração, porém 14 deles você precisa ficar em quarentena? Nesse caso, só sobrariam apenas 6 dias para você aproveitar a viagem.

Portanto, tenha muita atenção em relação a este aspecto. 

Câmbio

Como mencionamos anteriormente, moedas que são utilizadas em muitos países visados por turistas, estão nas alturas – visto que também a nossa moeda, o real, está bastante desvalorizada.

Sendo assim, outro fator que você precisa considerar ao se preparar para viagens internacionais é o câmbio.

Por isso, é de suma importância que a partir de já, você comece a acompanhar as cotações e oscilações da moeda que é utilizada no destino que pretende ir, de modo a aproveitar os melhores preços e as baixas da moeda.

Assim, você terá mais chances de obter um preço médio melhor pela moeda e não comprometerá de forma significativa o seu orçamento.

Agora, se mesmo fazendo esse monitoramento, os preços ainda não parecem muito favoráveis, então vale a pena considerar um destino onde o seu dinheiro vai valer mais.

Seguro viagem

Outro item de suma importância que você precisa considerar ao se preparar para uma viagem internacional, é o seguro viagem – mesmo que ele não seja obrigatório.

Isso porque, ele te garantirá coberturas e mais tranquilidade em sua viagem, em caso de problemas ou imprevistos.

Portanto, quando estiver se planejando, não deixe de fazer pesquisas e de contratar um bom seguro viagem. E se ele tiver coberturas relacionadas à Covid-19, melhor ainda.

Máscaras e álcool em gel

Mesmo com o avanço da vacinação e com a diminuição de restrições, as máscaras e o álcool em gel ainda não podem ser completamente descartados.

Então, ao fazer as malas para sua viagem, não deixe de colocar algumas máscaras e alguns pequenos frascos de álcool em gel (até 500ml).

Roteiro

Montar um roteiro é algo importante para qualquer tipo de viagem, afinal, com ele é possível ter uma organização muito melhor a respeito do que fazer, onde ir, quando ir e como ir.

Sendo assim, ao se preparar para a sua viagem internacional, não deixe de fazer pesquisas para encontrar as melhores atrações, os melhores passeios, pontos turísticos, etc. para incluir em seu roteiro.

E levando em conta o contexto da Covid-19, é de suma importância verificar também os horários de funcionamento, bem como se há restrições ou procedimentos que devem ser seguidos.

Por exemplo, algumas atrações e/ou pontos turísticos podem estar com a capacidade reduzida, com limitações no número de visitantes.

Então, você precisa se informar sobre estes aspectos para assim não ter surpresas desagradáveis depois.

Dica extra: estacionamento

Quando falamos em viagens internacionais, muitos viajantes preferem se deslocar até o aeroporto com o próprio veículo para não depender de terceiros, como taxistas e Ubers.

E para isso, é de suma importância reservar, algumas semanas antes de viajar, uma vaga em algum estacionamento, afinal, deixar o carro na rua geralmente não é a opção mais segura.

Então, se você vai embarcar, por exemplo, em São Paulo, não deixe de procurar por um estacionamento no aeroporto de Guarulhos, para reservar uma vaga para o seu veículo.

Assim, você poderá viajar mais tranquilo, visto que o seu carro estará em segurança enquanto estiver fora!

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.