7 táticas de marketing de consumo que realmente funcionam

O marketing de consumo existe desde que existem consumidores. A diferença entre os primeiros esforços de marketing e o que está disponível hoje tem a ver com a facilidade de aprender quais técnicas de marketing funcionam e quais não. 

As marcas precisam entender quando seus esforços de marketing perdem a eficácia e como voltar ao jogo quando as campanhas de marketing ficam obsoletas. 

Com análises prontamente disponíveis hoje para publicidade e marketing digital, não há desculpa para não saber o desempenho de uma campanha. 

Simplesmente ser digital e multicanal, no entanto, não é suficiente. Seus clientes são apenas humanos. Aqui estão sete táticas de marketing de consumo que têm um histórico de obter bons resultados.  

1. Faça conexões emocionais.

As pessoas se lembram melhor das informações quando elas se conectam com suas emoções. Enquanto em algum nível as pessoas querem saber como seu produto funciona, a maioria quer saber como suas vidas serão melhores por tê-lo. Em outras palavras, o anúncio mostrando a família feliz desfrutando de um jantar de aniversário em casa terá mais repercussão do que o anúncio do fogão e forno que lista todas as suas características.   

2. Use o medo de perder (FOMO).

O medo é uma emoção e gera reações. No entanto, você não precisa fazer as pessoas temerem por suas vidas. Apenas o medo de perder (FOMO) algo bom pode ser poderoso. Perder sua grande venda ou seu novo produto de edição limitada pode ser um foco eficaz de sua campanha de marketing ao consumidor.

3. Promova a exclusividade.

Todo mundo quer se sentir importante como se fizesse parte de um grupo exclusivo. A publicidade que explora essa necessidade pode ser notavelmente eficaz. Promover seu produto como a escolha de um pai, dono de carro ou marceneiro perspicaz convida as pessoas para um mundo que é um pouco separado do cotidiano. Faz com que se sintam como se tivessem “chegado”. 

4. Parceria com outras marcas.

Parcerias de marketing criativas podem ser ótimas para iniciar uma campanha de marketing de consumo. Uma grande parceria geralmente trará os melhores esforços de ambas as partes (por um senso de competitividade, se nada mais), enquanto expõe sua marca a um novo público. Uma marca de roupas pode fazer parceria com um músico, enquanto uma padaria pode fazer parceria com um florista durante a temporada de casamentos.  

5. Desenvolva uma forte estratégia de mídia social.

Postar no Facebook e no Twitter não deve ser apenas uma reflexão tardia para sua marca. 

Uma forte estratégia de mídia social pode ser tremenda para a construção da marca. Escolha duas ou três plataformas nas quais concentrar seus esforços. Crie um cronograma editorial para postar e comprometa-se com ele. 

A maioria das plataformas oferece análises abrangentes para que você saiba o que funciona e quem é seu público imediatamente. Conhecer seu público será muito importante se você fizer qualquer publicidade de mídia social paga devido às poderosas ferramentas de segmentação que as plataformas de mídia social possuem. 

6. Não tenha medo de ser engraçado ou excêntrico.

Embora alguns produtos ou serviços nunca sejam apropriados para o humor, outros são. Marcas que podem rir de si mesmas junto com os consumidores obtêm uma boa vontade considerável das bases de clientes. Seja o cara Old Spice em um cavalo ou máquinas de construção de gatos jogando um jogo de Jenga, algo engraçado ou inusitado pode ser uma distração bem-vinda para os consumidores.   

7. Preste atenção aos seus clientes existentes.

Promoções especiais para atrair novos clientes não são novidade, mas há quanto tempo você não faz algo especial para seus clientes fiéis? Manter os clientes existentes é mais barato do que adquirir novos. Por que não oferecer aos seus clientes de longo prazo descontos de R$ 5 ou acesso antecipado a novos produtos? Seus concorrentes adorariam atrair esses clientes fiéis para o lado deles, e provavelmente estão tentando fazê-lo.

Com a internet, mídias sociais e dispositivos móveis, o marketing de consumo entrou em uma fase totalmente nova. Como é tão fácil coletar dados com publicidade digital, também é fácil planejar campanhas de marketing de consumo com base em táticas sólidas conhecidas por mover a agulha. Todas essas táticas são sobre fazer conexões com os consumidores e mantê-los. As especificidades variam dependendo das tendências do produto, da indústria e da tecnologia. No entanto, quando você faz uma conexão individual com uma pessoa visualizando ou consumindo seu conteúdo, é quando você se move em direção a um retorno saudável do seu investimento em marketing de consumo. 

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