Como cuidar da saúde bucal durante uma viagem?

Quem não gosta de tirar férias e fazer uma viagem com a família ou até mesmo sozinho para esfriar a cabeça? Dentro do planejamento, sempre que possível, é bom viajar, mas, durante o passeio é importante não esquecer da saúde bucal.

Quer saber mais sobre os cuidados que devem ser mantidos durante a viagem? Continue lendo o conteúdo abaixo.

Quais itens levar para a higiene bucal? 

Ao fazer as malas, organize a bolsa de higiene bucal, coloque produtos de higiene para todos os membros da família. Não se esqueça itens como:

  • Escova de dente;
  • Pasta de dente;
  • Fio dental;
  • Enxaguante bucal.

Esses itens são essenciais para uma boa higienização, não se esqueça de armazenar bem sua escova com as proteções adequadas, para evitar a exposição das bactérias.

Após uma boa higiene, utilize o enxaguante bucal.

Como saber qual é o enxaguante certo?

Existem enxaguantes de diversas formas e composições variadas. É importante lembrar que o enxaguante bucal não substitui a escovação. Ele irá prevenir o aparecimento da placa, mas não removerá.

É importante se atentar ao tipo de enxaguante bucal que irá se adequar mais a sua saúde, porquanto existem algumas composições, mas, se não utilizadas de forma correta poderão danificar alguns serviços realizados em sua boca.

Por exemplo, se você não utilizar o enxaguante correto, poderá acarretar problemas fazendo a eliminação de bactérias do bem, mexendo na imunidade da boca e poderá causar um problema em sua gengiva, caso isso aconteça, recorra ao  periodonto, mais conhecido como o dentista para gengiva.

Os tipos de enxaguante bucal incluem:

  1. Enxaguante tradicional

É o enxaguante de cosmético, utilizado diariamente, servindo para dar o frescor na boca, tirando o mau hálito e removendo as bactérias. 

  1. Enxaguante com álcool

Recomendado para aquelas pessoas que não tenham serviço de restauração em resina na boca, porquanto, por ser abrasivo sucedendo em danificar e tornar mais poroso.

  1. Enxaguante flúor

Geralmente são para crianças, mas fique atento, porque dependendo do tamanho da criança, ela não saberá expelir a substância, isso pode se tornar prejudicial a ela. 

  1. Enxaguantes com Clorexidina

Esses enxaguantes que contém clorexidina, substâncias que servem para eliminar microrganismos e bactérias, são indicados para tratamento, como, doenças periodontais, sendo assim, infecções na gengiva ou para o uso após cirurgias orais, com o tempo indicado pelo dentista especialista em periodontia.

Cuide de sua alimentação

É preciso ter cuidado em sua alimentação, porque ela influencia muito na sua saúde bucal.  A frequência com que você se alimenta pode interferir na integridade dos seus dentes. 

Durante a viagem, controle a alimentação de guloseimas das crianças para que eles não exagerem.

Nunca se esqueça de levar seu filho sempre ao dentista, se ainda for um bebê, também é importante que ele vá ao dentista para bebe, ao odontopediatra, para que desde muito novo seja educado sobre a escovação.

Todos os dentes tem uma cama de proteção, o esmalte.

Quando é ingerido algum alimento, ficam nos dentes as bactérias desse alimento, formando placas bacterianas que acabam produzindo substâncias ácidas que danificam o esmalte causando a perda de minerais. 

Durante a sua viagem, é importante que você tenha uma rotina de alimentação mesmo estando fora de casa.

Por certo, é normal que o consumo de alimentos durante o período que estiver fora de casa, aumente. Mas, é preciso tomar cuidado e comer de forma regular, fazendo um intervalo entre os alimentos, evitando doenças.

Caso você passe muito tempo fora e ocorra uma situação de incômodo ou até mesmo o aparecimento de uma cárie ou dor, não espere chegar em casa para ir até uma clínica dentária, vá imediatamente.

É necessário tomar cuidado com aparelhos odontológicos?

Caso você esteja no início do tratamento, é importante que você tome os cuidados desde o princípio, para que durante o tratamento você não tenha problemas.

Dependendo do aparelho que você for iniciar o seu tratamento, será necessário fazer uma alteração no seu cardápio, evitando alimentos muito duros podendo causar uma interrupção no tratamento.

Há aparelhos, como o aparelho ortodôntico transparente, que não têm necessidade de alterar a alimentação na hora de comer, pois ele é removível.

Tenha uma boa higienização, há um grande acúmulo de resíduos alimentícios, após o término da alimentação, escove os dentes e faça o uso do fio dental e do enxaguante bucal.

Além da boca, é necessário a higienização do aparelho durante a viagem.

Nunca se esqueça deste kit composto por instrumentos que irão auxiliar na higienização, como o passa-fio, escova própria, para que não venha a causar consequências e um alto acúmulo de bactérias indesejadas.Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.