Gravidez: quais as semanas do ultrassom?

Nas primeiras semanas de gravidez, as mães e os pais estão ansiosos para ver a imagem do bebê. Saber como ele é, seu sexo, peso, altura e até quem ele parece preenche o casal com uma mistura de ansiedade e alegria.
Como resultado, fazer os exames de ultrassom é uma das partes mais memoráveis da gravidez. No entanto, o ultrassom tem um o objetivo maior: permite ao obstetra rastrear o progresso do bebê ao longo dos meses, tornando-o vital no cuidado pré-natal.
Por essa razão, há uma variedade de exames de ultrassom que são feitos conforme a idade gestacional do bebê. Continue lendo este conteúdo para entender melhor!

Primeiro trimestre da gravidez

O exame mais comum durante o primeiro trimestre da gravidez é um ultrassom transvaginal ou endovaginal, que é feito entre a sétima e oitava semanas de gravidez. O transdutor é inserido na vagina da gestante para melhor avaliação, permitindo que os órgãos sejam vistos dentro da cavidade peritoneal.
A partir desse exame é possível:
• Identificar o período gestacional – porque o dia da concepção nem sempre corresponde ao da ovulação estimada;
• Determinar se a placenta é normal para a gravidez continuar;
• Determinar se a gravidez é eutópica, em outras palavras, se o embrião está contido no útero;
• Acompanhar o crescimento e a atividade cardíaca do bebê.
Além disso, a ultrassonografia durante toda a gravidez pode ajudar a descartar a possibilidade de um aborto não planejado, especialmente em mulheres que tiveram dificuldades ou complicações em gestações anteriores.
Para casais que usaram técnicas de reprodução assistida, como fertilização in vitro ou inseminação artificial, é assim que eles descobrem se têm mais de um filho.
Ultrassom obstétrico com medida da Translucência Nucal
Também é feito no primeiro trimestre da gravidez. Esse tipo de ultrassom é crítico para avaliar o risco de o bebê desenvolver doenças genéticas ou alterações estruturais em seu corpo.
Sendo assim, este teste é capaz de detectar a síndrome de Down, por exemplo.
Segundo trimestre da gravidez
Esse tipo de ultrassom geralmente é feito no segundo trimestre da gravidez, entre a 18ª e a 24ª semana de gravidez. Ele é um dos mais cruciais, tendo em vista que é capaz de observar a formação dos órgãos e estruturas do bebê.
É possível detectar malformações fetais com maior precisão usando um ultrassom morfológico. Podendo saber:
• Sexo do bebê;
• Avaliar a estrutura do feto, uma vez que todos os seus órgãos internos e estruturas estão bem formados nesse estágio;
• Avaliar as condições da placenta e do líquido amniótico;
• Obter um diagnóstico de placenta prévia, quando a abertura uterina ficar obstruída, necessitando de cirurgia cesariana;
• Visualizar o tamanho do útero para ver se tem risco de parto prematuro.
Outra condição essencial que frequentemente é avaliada através desse exame, é o risco de pré-eclâmpsia. Para o qual o doppler das artérias verifica se as duas artérias da mãe que alimentam o bebê estão em bom funcionamento.
Terceiro trimestre da gravidez
A ultrassonografia é usada no terceiro trimestre para monitorar a taxa de crescimento do bebê, vitalidade e posição dentro do útero, bem como a quantidade de líquido amniótico presente.
Se a mãe já estiver se aproximando da chegada do bebê, ela já poderá vê-lo e avaliá-lo no monitor nesta última fase. O ultrassom obstétrico é realizado, geralmente, na 34a semana de gestação, também pelo abdominal.
A partir desse exame é possível:
• Determinar o estado da placenta e a quantidade de líquido amniótico;
• Analisar se o crescimento e desenvolvimento do bebê, como peso e altura, são apropriados;
• Visualizar a sua posição dentro do útero – isso é crucial para decidir que tipo de parto ter.
O exame também ajuda no monitoramento de mulheres grávidas que foram diagnosticadas com pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.
Para os pais que desejam ver o rosto do filho enquanto ele ainda está no útero, existe a opção de ultrassonografia 4D. Através desse exame, é possível que eles vejam a criança com uma precisão muito maior do que um check-up padrão.

Como é o preparo para o ultrassom obstétrico?

É recomendado que a bexiga esteja vazia para realizar o exame transvaginal. Já para os outros exames de ultrassom, não há nenhum preparo, além de usar duas peças de roupas simples, para ajudar na exposição do abdômen.
Como é o procedimento?
Trata-se de um procedimento simples que leva cerca de 30 minutos para concluir. Devido ao pequeno tamanho do embrião, se insere uma sonda com um preservativo na vagina por via transvaginal para obter uma melhor visualização.
Já nos outros exames, a mulher se deita em uma maca e o médico aplica um gel na região do abdômen. O gel impede que o ar se forme entre o dispositivo e a pele, obstruindo a emissão de ondas sonoras e facilitando o deslizamento
Em qualquer caso, o procedimento é 100% indolor e também não emite radiação, sendo complementarmente seguros.
Qual a importância da ultrassonografia na gravidez?
A ultrassonografia é feita no início da gravidez por duas razões: para determinar se é uma gravidez ectópica, que ocorre quando o ovo fertilizado se fixa ao revestimento do útero, fazendo com que fique para fora.
Ou descobrir qual o tempo da gravidez e quantos bebês nascerão. Após o período inicial, um ultrassom é feito para rastrear o desenvolvimento do feto, a saúde da placenta e certificar-se de que tudo está de acordo com o que deveria ser para a idade gestacional.
E vale destacar que um ultrassom feito antes da hora pode não ser capaz de detectar a gravidez e causar preocupações sobre a gestação.
Periodicidade do ultrassom
O ultrassom não é um exame que deverá ser feito somente uma vez ao longo da gestação. É importante que ele seja feito em períodos diferentes para diferentes objetivos, como você pôde ver neste conteúdo.

Conclusão

Em suma, o ultrassom é um dos principais exames de imagem que é essencial para acompanhar o desenvolvimento do bebê ao longo de toda a gestação. Para cada período da gravidez, há um exame ultrassom específico.
Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Não deixe de compartilhar com os seus amigos e confira outros posts como este em nosso blog

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.