
Como é a gastronomia do Uruguai?
Em um país onde há 4 cabeças de gado aproximadamente por habitante, como você acha que é a gastronomia local? Sem dúvidas, o churrasco é um dos principais chamarizes da gastronomia uruguaia.
Porém, o nome lá é um pouco diferente: parrillada! E nada de espetos. No Uruguai, é quase uma heresia furar uma costela. Lá a carne é grelhada, a chamada parrilla, tanto na altura certa quanto com a chama do fogo certa. Na verdade, fazer churrasco no Uruguai é quase como um ritual.
Assados à parte, saiba que a culinária de lá surgiu a partir de uma mistura de hábitos dos europeus. A paella, por exemplo, veio da Espanha. Aliás, boa parte do Uruguai é consumidora de peixes, devido aos rios Prata e Uruguai que cortam o país.
Sem dúvidas, um dos principais estilos gastronômicos do Uruguai é o da comida campeira, aqueles cozidos em que vale colocar quase tudo. A versão do Rio Grande do Sul leva ossobuco, chouriço, bacon e algumas verduras. A combinação pode não ser muito leve, mas cai muito bem em épocas frias.
No século 19, houve uma onda de imigração italiana que levou ao Uruguai o costume das milanesas e massas, incluindo a pizza. No Uruguai, foi inventado o famoso sabor napolitano, que tem algumas particularidades, como ser servida em formato retangular, na pedra e venda por metro.
A culinária uruguaia também sofreu influência da gastronomia alemã, que levou para lá a salsicha frankfurter, que é utilizada para fazer o pancho, uma espécie de cachorro quente mais simples do que o que comemos no Brasil.
Ele leva em sua composição milho, ervilha, batata palha, cebola, tomate e purê de batata. Não é uma refeição requintada, mas vale a pena experimentar, porque é um lanche bem saboroso.
Mas lembre-se: para que você possa provar essas delícias do Uruguai, é preciso portar um seguro viagem antes de seguir o seu rumo. Independentemente de viajar de carro, navio ou avião, um seguro viagem dará mais segurança à sua viagem, caso seja necessário arcar com gastos médicos ou hospitalares.
Além disso, caso você perca o seu voo ou a sua bagagem seja extraviada, também terá o respaldo de um seguro viagem. Saiba como tirar o seu clicando aqui!
Experimente as barraquinhas na rua
Os mochileiros de plantão também devem experimentar as iguarias típicas do Uruguai, que são vendidas nas barraquinhas na rua. Ao saltar de barraquinha para barraquinha, será impossível não experimentar as empanadas, uma iguaria típica do Uruguai. Elas são semelhantes ao nosso pastel de forno.
Aproveite também para comer o chivito, um lanche nacional clássico, feito de presunto, queijo, bife, alface, tomate, bacon, azeitona e ovos. Ele é semelhante com o nosso bauru e o “xis” do Rio Grande do Sul. Porém, o chivito é típico do Uruguai, e foi criado em Punta del Este em meados de 1940.
Diz a lenda que um vendedor foi questionado por uma turista se não havia carne de cabra no menu, e como não havia, ela foi substituída por um filé que estava disponível no cardápio.
Não deixe de provar o doce de leite
Certamente você já comeu doce de leite fabricado no Brasil, mas seria uma perda e tanto não experimentar o dulce de leche. Se no Brasil ele já é bom, no Uruguai é muito melhor. Além de ser mais escuro, doce e encorpado, possui um processo de fabricação diferente do doce brasileiro.
Mas é fácil de entender. As vacas que dão o leite são criadas na pampa, o que contribui para a qualidade da matéria prima. Não é à toa que o doce de leite uruguaio é servido como iguaria em bolos, panquecas, tortas e outros doces. E até mesmo puro, é claro!
Churrasco uruguaio
As lendas que permeiam o churrasco uruguaio são tão antigas que chamam a atenção de pessoas de todo o mundo. E que invariavelmente, acabam sendo atraídas pelo estômago! De fato, a parrillada é um dos elementos gastronômicos mais importantes do Uruguai. Com o perdão aos veganos e vegetarianos, mas é um ponto que não deve ser negligenciado no país.
Diferentemente do churrasco brasileiro, em que costumamos assar a carne em um espeto, no Uruguai são usadas grelhas com extremidade fixa e outra móvel, o que permite que a grade tenha sua inclinação alterada. Assim, as carnes ficam a uma distância ideal entre elas e entre a brasa.
O cordeiro, por exemplo, é assado na parte superior da parrilla, para que ele seja cozido lentamente, enquanto a carne de gado costuma ser deixada mais próxima do calor. Quanto às outras carnes, os cortes bovinos predominantes são o entrecôte, maminha, picanha, contra filé, filé mignon e outras especialidades.
No entanto, a especialidade uruguaia é de fato o asado de tira, uma costela cortada fininha e servida mal passada. Gostou de conhecer mais sobre a culinária do Uruguai? Deixe o seu comentário abaixo!