Como manter a motivação quando se estuda em casa

Se você procura um curso superior ou Curso Online, saiba que é fundamental ter motivação para concluir o curso. Estudar por algumas horas por dia, exercitar e perder bons momentos com amigos faz parte do cotidiano de diversos  estudantes que pretendem fazer a prova do ENEM.

Um dos grandes fatores é a concorrência por vagas. É fundamental ter um alto nível de conhecimento em todas as áreas da prova. Não há como negar que a capacidade de superação é fundamental para que o estudante atinja o sucesso.

Com isso em mente, vamos lhe mostrar algumas dicas para lhe manter motivado e ter ótimos resultados.

Vamos lá?

1. Defina seus objetivos

Imagine que você está preparando seu plano de estudos e deseja definir uma meta específica. Nesse caso, tente ser o mais claro e realista possível. Dessa forma, você criará um motivo para aprender e o manterá motivado.

Se você tiver dúvidas sobre como definir essa meta, deixe-nos ajudá-lo. Veja alguns exemplos:

• Em março de 2018, quem obteve 835 pontos no ENEM pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) conseguir ingressar no curso de Direito na UFRJ;

• Obter a maior nota no ENEM deste ano;

• Complete pelo menos 80% das disciplinas mais difíceis. Você deve criar uma meta acionável para alcançar.

2. Defina metas realistas para alcançá-las

Você já tem objetivos claros. Sem dúvida, este é um movimento importante para o avanço da pesquisa. Mesmo assim, o ideal é estabelecer sempre boas metas para manter o foco nos estudos e assim alcançar os resultados desejados.

Este programa irá ajudá-lo a desenvolver um plano de estudo mais eficaz. Se você estiver com problemas para definir metas, veja alguns exemplos:

• Redigir diversas redações antes da prova do ENEM, temas que podem ser abordados na prova;

• prática diária dos assuntos abordados em aula para melhor retenção das informações;

• Revise o que você já aprendeu a cada 15 dias para se preparar.

Com o objetivo de melhorar a sua qualidade na redação, indicamos que você faça um Curso Online com Certificado sobre técnicas de redação.

Preste muita atenção aos objetivos que você definiu. Tanto quanto possível, evite construir algo que você não pode realizar. Ao estudar com motivação, você terá mais facilidade e qualificação para fazer uma ótima prova.

3. Crie recompensas por concluir seu plano de estudos

A dedicação é fundamental para atingir cada vez mais os nossos objetivos, porém o equilíbrio entre trabalho e o lazer é algo fundamental. Crie recompensas que o deixem feliz se você concluir o plano dentro das expectativas.

Por exemplo, pense em coisas que você quer fazer no fim de semana, como, por exemplo: ir à praia, visitar amigos, assistir a um filme, passar o tempo lendo ou assistindo a um programa e outras atividades.

Ao combinar aprendizado com momentos de alegria, você estará cada vez mais disposto e motivado em aprender mais. Lembre-se, uma vida feliz é fundamental para ter confiança nos seus sonhos.

4. Não se prenda às dificuldades

É natural ter medo de não obter os resultados desejados. Mas se preocupar constantemente com o fracasso é um sinal de que você precisa mudar a maneira como pensa. Fazer o trabalho e responder a uma infinidade de perguntas corretamente se torna mais complicado à medida que o conteúdo se acumula.

No entanto, isso não deve ser seu motivo de desespero. Em vez disso, deve ser uma motivação adicional para você superar as suas limitações e conquistar assim a tão sonhada vaga na universidade pública.

Mesmo que uma matéria não seja relevante do curso, é muito importante que você a estude com o objetivo que você venha a se destacar. Uma razão é que se espera que muitos competidores tenham um desempenho inferior na disciplina.

Se você acertar muitas perguntas sobre este tópico, isso o ajudará a ter uma vantagem sobre outros candidatos.

5. Analise tudo que você aprendeu ao decorrer do dia

Além de ser um aluno dedicado e organizado, você precisa sempre verificar o que foi absorvido durante o seu dia.

Para entender melhor o conteúdo, a sugestão é rever o que você aprendeu naquele dia. Como resultado, você será mais capaz de identificar todas as suas dificuldades e tomar as medidas fundamentais para resolver as preocupações.

Com planejamento, você aumentará suas chances de obter uma ótima nota no ENEM.

6. Preste atenção à saúde física e estimule a motivação para aprender

É inútil ficar acordado até tarde para entender com precisão o assunto de cada assunto. Se você quer se destacar da concorrência, precisa se concentrar em sua saúde. Isso quer dizer, procure sempre ter uma alimentação balanceada, fazer exercícios e garantir a qualidade do sono.

Ninguém com a mente cansada encontrará o impulso e a força para superar seus limites. É fundamental sempre ter tempo para cuidar de si mesmo. Com uma boa rotina, fica muito mais fácil atingir suas metas diárias e estar preparado.

Como diz o velho ditado: mente sã, corpo são. Pense muito e procure aprender com qualidade.

7. Foco

Nem tudo sempre acontece do jeito que a gente quer né? Mesmo assim, você precisa focar nos seus principais objetivos: tirar nota alta no ENEM e conseguir uma vaga na faculdade que você sonha.

Evite que problemas com a família e amigos afetem sua concentração. Pense nos benefícios futuros que você receberá ao concluir seus estudos universitários que é credenciada pelo mercado.

Com esta postura, você ficará motivado para aprender. Não desanime mesmo se você não atingir todos os seus objetivos na primeira tentativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.