
Conheça a História da Pizza e suas origens
As pizzas são de modo geral alguns dos alimentos mais consumidos de todo mundo, sendo um dos mais emblemáticos famosos e saborosos também, existem opções para todos os gostos e o que não falta são modelos e tipos diferentes.
Não é exagero algum afirmar que a pizza é um dos alimentos favoritos da humanidade vive somente no Brasil estima-se que são vendidos por dia cerca de 1,5 milhão de pizzas, e este cenário não é muito diferente no mundo afora.
Cidade de São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, Estima-se que a capital do Estado de São Paulo com sua cerca de 6 mil pizzaria, Ficando atrás apenas da cidade de Nova York, onde a produção de pizza conta como a escala industrial, somando os fornos artesanais com restaurantes e Food Trucks, Nova York produz por dia cerca de um milhão de pizzas.
Mas isso sem sombra de dúvida também é influenciado por outros fatores, afinal de contas, Se colocarmos na ponta do lápis é possível anotar que a cidade que nunca dorme consome quase a mesma quantidade de pizza que o que o Brasil inteiro, que só fica atrás do Estados Unidos e Itália no consumo.
Com todo este contexto fica claro o abismo que existe em relação às pizzas, uma vez que só uma cidade consumidora possui quase a mesma quantidade que todo o Brasil. Muito disso tem a ver com a cultura Ítalo Americana, que são os italianos ou descendentes de italianos que migraram majoritariamente para cidade de Nova York.
Esses imigrantes passaram a ver na pizza como uma forma de sustento, com isso a quantidade de pizzarias cresceu consideravelmente, e também o seu consumo.
Tudo isso deixa um pouco mais claro o tamanho da importância que a pizza possui dentro da cultura alimentícia mundial, uma vez que não é um fenômeno isolado no qual somente uma região, povo ou cultura a consome em altas quantidades. Ela é febre por todo o mundo.
Com isso, é normal você perguntar de onde surgiu todo esse apego humano pela pizza, uma vez que é um dos alimentos mais bem sucedidos no quesito quantidade e variedade, com toneladas sendo consumida todos os dias, e se deixarmos de lado todos esses detalhes de consumo fica claro o motivo pelo qual adoramos uma boa pizza.
Afinal de contas, elas combinam com quase qualquer ocasião, são extremamente práticas e deliciosas, funcionando quase como uma refeição completa, com pizzas salgadas e tradicionais como calabresa, frango , peperoni e napolitana e doces como pizza romeu e julieta ou tropical que leva abacaxi.
Sob a perspectiva atual é normal reconhecermos a pizza e a sua grandeza, mas você já se perguntou: de onde surgiu, qual é a sua história e principalmente qual foi a sua trajetória para conquistar os mais altos níveis da gastronomia?
Pizza napolitana – A criação das Pizzas
Para a maioria dos alimentos não é muito simples determinar onde e como se deu sua origem, principalmente se considerarmos que existem diversas formas de produzir uma coisa extremamente parecida como é o exemplo da pizza.
Já existem registros de uma massa em formato circular com certos tipos de alimentos em cima que é assada há muitos séculos e em muitas regiões do mundo, mas sem sombra de dúvidas foi o povo italiano mais precisamente da cidade de Napoli os responsáveis por impulsionar e a cultura atual de pizza e pela criação do alimento como o conhecemos.
A primeira pizza foi feita na cidade de Napoli em meados do século 17. A realeza italiana, mais precisamente o Rei Umberto I e a sua Rainha Margherita estavam passeando na cidade de Napoli, e como uma forma de homenagear a realeza o pizzaiolo Raffaele Esposito resolveu preparar uma refeição que carregasse as cores da bandeira da Itália.
Foi assim que nasceu a pizza como conhecemos, utilizando os alimentos com as cores presentes na bandeira italiana, vermelho, verde e branco.
O vermelho vem do molho de tomate, o branco do queijo derretido e o verde do manjericão, assim nasceu a pizza tradicional, que hoje carrega dois nomes, Napolitana e Marguerita, ou seja, leva o nome da rainha, que foi quem mais gostou.
A expansão da pizza por todo o mundo
Uma vez que as pizzas haviam conquistado toda a realeza italiana era uma questão de tempo para ficar esse também na graça do povo, e assim de fato aconteceu, com isso, surgiram outros sabores, o que fez com que o alimento passasse a agradar a todos os paladares e exigências.
Ainda assim, levou um bom tempo para que as pizzas se tornassem globais, uma vez que, a primeira pizzaria nos Estados Unidos foi inaugurada em NY apenas no século 20, e chegou ao Brasil somente no ano de 1910 na região do Brás em SP.