Entenda como funciona um plano de proteção veicular

Sonha em ter um carro próprio, mas tem medo de investir e não poder arcar com um seguro? Já ouviu falar em proteção veicular? Não? Então, continue lendo.

Que carro é uma paixão nacional, disso ninguém duvida, porém, tem virado um sonho cada vez mais inalcançável do brasileiro, e isso não pelo preço do próprio carro em si, mas de tudo que implica em ter um automóvel hoje em dia.

Combustível com preços lá em cima, altos gastos com cuidados e manutenção… isso só para começar, sem falar no preço de um seguro, que já coloca completamente por terra os planos de um cidadão comum de ter um carro próprio, certo?

Errado! Hoje o fato de não poder contar com um seguro já não serve mais como desculpa para não investir em um carro, pois já existe no mercado uma interessante alternativa, a proteção veicular!

Sem dúvida, a proteção veicular é, atualmente, uma alternativa não só mais prática, como também, mais acessível para proprietários de veículos. Confira abaixo o que é e as vantagens de apostar em proteção veicular.

O que é Proteção veicular?

Embora tenha se popularizado muito nesses últimos anos, principalmente, por ser uma alternativa mais econômica e menos burocrática do que os seguros privados, na verdade, a proteção veicular não é nenhuma novidade, e já vem sendo utilizada há muito tempo por caminhoneiros.

Através de um sistema chamado de “rateio”, a proteção veicular, na prática, tem um funcionamento bem simples, protegendo os veículos em casos de sinistros, como roubo, furto, choques, indenização a terceiros e tantos outros.

O sistema funciona da seguinte forma: para contratar a proteção veicular, o proprietário do veículo precisa se tornar um associado, pagando uma parcela mensal e, com esses pagamentos, é feito um fundo comum. E, sempre que um dos proprietários sofre um sinistro, a indenização sai desse fundo.

Quem oferece o serviço de proteção veicular?

O serviço de proteção veicular é oferecido por Associações sem fins lucrativos, com as mensalidades sendo, então, pagas à associação responsável pela proteção veicular.

O órgão responsável por fiscalizar e normalizar essas Associações é a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Vale destacar que, justamente, por ser um serviço prestado por cooperativas ou associações sem fins lucrativos, a proteção veicular acaba sendo bem mais barata que os seguros privados.

O que a proteção veicular cobre?

É sempre recomendável analisar muito bem a cobertura oferecida por cada associação, pois ela pode variar, a dica é que opte pela cobertura que seja mais adequada às suas necessidades.

De uma forma mais generalizada, a proteção veicular costuma cobrir os seguintes sinistros:

– Acidentes

– Incêndios

– Indenizações a terceiros

– Roubo ou furto do veículo

– Serviços de guincho, chaveiro e mecânico

– Cobertura em caso de enchentes ou alagamentos

Principais diferenças entre proteção veicular e seguros privados?

A principal diferença está relacionada às organizações responsáveis por oferecer esse serviço, enquanto na proteção veicular, essas organizações são associações sem fins lucrativos, já os seguros privados, como o próprio nome sugere, são oferecidos por seguradoras privadas, que visam, principalmente, o lucro e, por isso, os seguros possuem um valor bem maior que a proteção veicular.

Mas, as diferenças não param por aí, a idade do condutor principal, modelo, ano e marca do veículo, se há ou não garagem para o veículo, bairro onde o proprietário reside,enfim, fatores muito considerados no seguro privado, e servem para deixá-lo mais caro.

Por outro lado, na proteção veicular, o valor cobrado pelos associados é menos variável e cercado de bem menos burocracia, ou seja, dentre outros fatores, tanto faz se contratar proteção veicular duque de Caxias ou Copacabana.

Mas, afinal, vale a pena contratar a proteção veicular?

A resposta é SIM! A dica, no entanto, é se certificar da cobertura oferecida pela  proteção veicular escolhida. No mais, certamente, terá menos burocracia, doerá menos no bolso e contará ainda com uma cobertura que combine mais com suas necessidades.

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.