Existe maneira de curar cáries nos dentes?

Após ter um buraco nos dentes, o tratamento mais comum é remover a parte danificada do dente e depois preencher o buraco com enchimentos dentários, por exemplo. composto plástico.

Um tratamento alternativo que não é muito falado é o uso de oleos essenciais (como o óleo de cravo) e uma mudança de dieta pode ajudar a neutralizar, mas também em alguns casos curar, cáries nos dentes.

Em um estudo feito com 62 crianças com cáries nos dentes, os resultados mostraram que é realmente possível curar cáries nos dentes de forma completamente natural através de uma dieta nutritiva e complementada com suplementos alimentares específicos que fortalecem os dentes.

As crianças foram divididas em 3 grupos diferentes, onde um grupo comeu uma dieta tradicional ocidental, incluindo aveia. (Mais sobre por que a aveia é de interesse para o estudo virá um pouco mais tarde…) O outro grupo também seguiu uma dieta tradicional ocidental, mas suplementada com suplementos de vitamina D. O terceiro grupo comeu uma dieta livre de cereais, mas rica em vegetais, frutas, carne e leite que foi suplementada simultaneamente com vitamina D.

Os resultados mostraram que o primeiro grupo não teve melhorias, mas recebeu significativamente mais orifícios nos dentes. No grupo 2, foi possível observar melhorias claras, tanto em termos de redução da incidência, como também em termos de cicatrização de cáries nos dentes. A maior diferença absoluta foi no grupo 3, onde quase todos os orifícios existentes nos dentes haviam cicatrizado.

Uma dieta nutritiva suplementada com vitamina D pode, assim, ajudar a neutralizar e curar cáries nos dentes, o que também foi demonstrado em vários outros estudos.

Mas e essa aveia?

A razão pela qual a aveia é de interesse no estudo pode estar ligada à substância ácido fítico. O ácido fítico é uma substância encontrada naturalmente em grãos, nozes e sementes que impede o organismo de absorver minerais específicos, como cálcio, magnésio, zinco e ferro.

Acredita-se que o ácido fítico seja a razão pela qual as cáries nos dentes ocorrem porque os minerais da dieta simplesmente não estão disponíveis e podem ser usados ​​para reparar os dentes.

Por que você tem buracos nos dentes?

De acordo com o Guia de Cuidados, os buracos nos dentes, ou cárie como é chamado, ocorrem quando bactérias nocivas formam ácidos que soltam o esmalte da superfície do dente. Para evitar cáries nos dentes, o Guia de Cuidados recomenda o seguinte:

  • Evite lanchar entre as refeições, especialmente aquelas que contêm açúcar.
  • Escove bem os dentes com creme dental com flúor de manhã e à noite.
  • Tome suplementos extras de flúor se o seu dentista ou higienista dental considerar necessário.

Portanto, não coma ou beba açúcar, não faça lanches e use mais flúor. Essas são as dicas que a maioria de nós ouviu desde a infância.

Mas se você agora seguir as recomendações e ainda tiver cáries nos dentes, pode haver outra causa subjacente para a cárie do que apenas açúcar e má higiene bucal?

Combate a cárie com alimentos nutritivos e suplementos

Weston Price era um dentista que viajou ao redor do mundo com sua esposa na década de 1930. Eles começaram a investigar a ligação entre a dieta ocidental e as cáries. Price visitou várias populações primitivas que ainda não haviam sido introduzidas ao açúcar ou a outros alimentos processados.

O que ele descobriu foi que não havia problemas com cáries nos dentes das populações primitivas. Havia poucos ou nenhum sinal de cárie dentária nas populações que ele examinou.

As conclusões de Weston Price de sua pesquisa foram que a nutrição na dieta era muito importante para uma boa saúde bucal. A dieta consumida pelas populações primitivas tinha um valor nutricional significativamente maior do que a dieta ocidental.

Em resumo, ele pôde ver que havia 4 fatores decisivos sobre por que a cárie ocorre:

  1. Falta de minerais na dieta (especialmente cálcio , magnésio e fósforo)
  2. Falta de vitaminas lipossolúveis (especialmente vitamina D , mas também vitaminas A, E e K)
  3. Alto consumo de alimentos ricos em ácido fítico
  4. Alto consumo de açúcar refinado

Ele não apenas poderia afirmar que a dieta é crucial para a ocorrência ou não de cárie, mas também provou mais tarde que a nutrição suficiente também pode curar buracos que já surgiram.

Eu realmente recomendo que você leia o livro que Weston Price escreveu. O livro passa por suas descobertas de ter viajado pelo mundo e visitado povos indígenas e estudado como eles viviam e comiam e como isso afetava a saúde em comparação com o estilo de vida ocidental predominante.

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.