Explicando o que é arduino

Você sabe que plaquinha é essa aqui? É o famoso Arduino. No blog da Flip Fop existem vários tutoriais que utilizam a para diversas soluções. No vídeo de hoje você vai o que é, para que serve e como funciona o arduino. Você está preparado?

Então vamos lá explicado pra você o que é não se esqueça de deixar seu like se inscrever no nosso canal e ativar as notificações clicando no sininho que tá aqui embaixo.

O Arduino foi criado em dois mil e cinco por um grupo de cinco pesquisadores, Máximo Banzi, Jeanne Luca Martino e Tom Eagle O objetivo deles era elaborar um dispositivo que fosse barato, funcional e fácil de programar.

Conheça novas placas arduino

Sendo dessa forma, acessível a engenheiros desenvolvedores, empresas, estudantes e surgiu assim o Arduino ele tem um microcontrolador que é o cérebro da placa e é ele que programamos para realizar os nossos projetos Além do microcontrolador, a placa possui diversas entradas e saídas e pode ser facilmente conectado a um computador através de um cabo USB Para programá-la, utilizamos um programa chamado IDE e a linguagem é baseada em C, sem mais malas.

As entradas e saídas do Arduino são esses pinos laterais também chamados de portas É através desses pinos que a placa interage com os outros componentes.

O microcontrolador vai receber e enviar comandos através dessas portas de acordo com o que foi definido na sua programação. Depois Depois de programada, a placa pode ser usada de forma independente sem a necessidade de um computador.

O programa fica salvo na placa e basta você fornecer energia para ele funcionar Ou seja, você programa a placa, leva para onde quiser e conectem um cabo USB ou fonte chaveada programa que está gravado nela já vai começar a rodar, mas você deve estar se perguntando, no que eu vou usar isso a lista de possibilidades é praticamente infinita.

Você pode utilizar o arbinho para controlar um robô um ventilador, as luzes da sua casa, a temperatura do ar-condicionado e pode utilizá-lo como um instrumento de medição Tudo vai depender da sua criatividade. O ar livre também é bastante utilizado por escolas e colégios que ensinam programação e eletrônica Existe uma quantidade enorme de sensores e módulos que podem ser utilizados em conjunto com Arduino nos seus projetos.

Saiba mais sobre Projetos em Arduino

Existem também os chamados que são placas que você encaixa no seu arduino para expandir as funcionalidades Além disso o alumínio em conjunto com o módulo Wi-Fi pode ser utilizado em projetos se você não sabe que a internet das coisas clique no link do vídeo aqui em cima O arduino possui diversos modelos, mas o mais conhecido é o Arduino no mundo mas também existe o mega que é esse aqui que possui um número maior de pinos de entrada e saída, também tem o Arduino Nano que possui dimensões reduzidas Gostaram de conhecer o Arduíno?
Na loja da Philip Flop você encontra diversos modelos da placa assim como módulos e compatíveis.

O link da loja vai estar aqui na descrição. Obrigada por assistir e até o próximo vídeo Fala tchau.

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *