Novos hábitos de consumo dos clientes: conheça 7 deles

A pandemia impulsionou novos hábitos de consumo e as marcas devem estar atentas a eles. Com as mudanças no comportamento do consumidor, é fundamental entender o que se tornou mais importante para os clientes e estar preparado para se adaptar ao novo cenário. 

É válido explicar que hábito é tudo aquilo que alguém faz com regularidade e costuma ser inconsciente, pois se torna intrínseco a nós. Já a rotina é uma sequência de ações e atividades que acontecem repetidamente; pode-se dizer que uma rotina é composta por inúmeros hábitos. 

E o que são hábitos de consumo? Estes são as atitudes que moldam o perfil do consumidor e são determinantes para os gatilhos de decisão que ocorrem ao longo da jornada de compra.

Por isso, elencamos aqui alguns dos novos hábitos de consumo no Brasil alavancados pela pandemia. Confira!

7 novos hábitos de consumo dos clientes brasileiros

Preferência pelos canais digitais 

Segundo o relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce cresceu 75% em 2020 quando comparado ao ano anterior. Isso mostra como a modalidade de vendas online é uma tendência de consumo que já faz parte da realidade dos clientes.

Se antes havia uma resistência às compras online, a pandemia trouxe a necessidade de clientes e marcas se adaptarem a essa nova realidade. Com a explosão das compras pela internet, tanto em sites quanto por aplicativos, fica evidente a transformação nos hábitos de compra dos brasileiros. 

Um ponto que merece atenção é a possibilidade de comprar na loja e retirar na loja. Esse processo demanda uma estrutura adequada de integração entre canais, por isso vale conhecer mais sobre o conceito de omnichannel.

E a preferência pelos canais digitais não se dá apenas para as compras online, como também em relação ao trabalho remoto, realização de cursos e eventos à distância, e até mesmo consultas médicas.

Compras sem contato 

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostra que os pagamentos por aproximação (quando é possível pagar uma compra sem ter contato com a máquina de cartão) tiveram um aumento de 469,6% na comparação com 2019, alcançando R$ 41 bilhões em transações.

Além dessa modalidade, as carteiras digitais, o Pix e os links de pagamento também ganham destaque pela praticidade em realizar transações online. Para as marcas, é importante entender esses novos hábitos de consumo, pois ter soluções que permitam utilizar essas formas de pagamento proporcionará uma melhor experiência para o consumidor. 

Marcas focadas em atender às necessidades de seus clientes

Falando em experiência, a priorização de marcas focadas em atender às necessidades dos clientes também evidencia uma mudança nos hábitos de consumo no Brasil. 

Segundo o relatório “Tendências para a Experiência do Cliente 2021” da Zendesk, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente. Contudo, 50% mudarão para um concorrente após uma experiência ruim, número que sobre para 80% caso a situação se repita. 

Além disso, a pesquisa também mostra que os clientes esperam não apenas um atendimento rápido e amigável, mas querem empatia e desejam comprar de empresas que reflitam seus valores.

Ou seja, a lição que podemos tirar desses dados é que as empresas focadas em proporcionar uma experiência de excelência para suprir as demandas de seus clientes serão priorizadas pelos consumidores em detrimento daquelas que continuam fazendo apenas o básico.

Consumo mais consciente

Um estudo feito pela Mandalah, consultoria em inovação consciente, sobre o consumo consciente (chamado de CC+), mostra informações importantes sobre a mudança no consumo dos brasileiros. Agora existe uma necessidade ainda maior de sustentabilidade, minimalismo, conforto e bem-estar. 

E mais: assim como o relatório da Zendesk mostra a importância de comprar de marcas que refletem os valores dos clientes, quanto se trata de um consumo mais consciente, os consumidores também esperam adquirir produtos de empresas conscientes e sustentáveis.

Opção por produtos melhores e mais duradouros

O mesmo levantamento da Mandalah mostra como os consumidores se tornaram mais criteriosos em relação àquilo que consomem, principalmente a respeito de quantidade e qualidade. Por isso, existe uma busca por produtos melhores e mais duradouros. 

Esse processo é facilitado pelo fato de que os clientes já têm o hábito de pesquisar e ler avaliações de outros usuários antes de comprar um produto que desejam — uma pesquisa feita pelo SPC Brasil mostra que 90% dos consumidores brasileiros fazem buscas online antes de comprar um produto em lojas físicas. 

Dessa forma, passam a ser mais exigentes com os produtos que estão comprando e optam por investir naqueles com o melhor custo-benefício, desde que sejam duráveis, assim como priorizam qualidade à quantidade. 

Adesão aos serviços por assinatura

Dentre os novos hábitos de consumo no Brasil, também está o aumento na adesão aos serviços por assinatura. Segundo um estudo do Instituto QualiBest, apenas nos meses de março e abril de 2020 houve um crescimento de 24% no mercado de clubes de assinatura.

Isso reflete um comportamento de preferência pelo conforto em poder receber em casa com uma recorrência determinada os mais diversos produtos, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos, livros e bebidas alcoólicas, para citar apenas alguns exemplos. 

Aumento do DIY (Do It Yourself) 

A pandemia também impulsionou a cultura do “faça você mesmo”. A pesquisa da Mandalah mencionada anteriormente mostra que houve um aumento de 40% no volume de publicações “Do It Yourself (DIY)”. Os dados do levantamento mostram que foram mais de 53 mil publicações durante a quarentena sobre esse tema.

Apesar de esse movimento ter sido impulsionado pelo isolamento social, ainda assim esse é um hábito de consumo no Brasil que tende a perdurar mesmo após o fim das restrições, já que as pessoas descobriram novos hobbies a partir das criações feitas por elas mesmas. 

Gostou de conhecer quais são os novos hábitos de consumo dos brasileiros? É claro que esta lista é apenas um recorte, mas dessa forma você já tem uma base para pesquisar mais a respeito do assunto e se aprofundar nas tendências. 

Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.

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