Obesidade juvenil e riscos para saúde

Você já parou para pensar sobre o quão sério é o problema da obesidade juvenil e os riscos que ela traz para a saúde dos jovens? Com números em ascensão, essa temática tem ganhado destaque e preocupação em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde aponta que milhões de jovens estão acima do peso, o que acarreta não apenas impactos na autoestima e qualidade de vida, mas também sérias consequências para a saúde. Vamos mergulhar juntos neste assunto e entender melhor o que está acontecendo?

A obesidade juvenil e riscos para a saúde é uma pauta que tem se mostrado cada vez mais relevante e sendo debatido com bastante profundidade.

Afinal de contas, por mais que a obesidade juvenil e riscos para a saúde sejam algo bastante sério, a verdade é que os números estão aumentando cada vez mais, criando um cenário cada vez mais preocupante.

Até mesmo porque, nos últimos anos, a obesidade juvenil tem se tornado um problema crescente em todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 340 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos estavam acima do peso ou obesos em 2016.

A obesidade juvenil não apenas afeta a autoestima e qualidade de vida das crianças e adolescentes, mas também pode ter graves consequências para a saúde.

Então, se você quer entender um pouco mais sobre a obesidade juvenil e os riscos à saúde, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Parâmetro da obesidade juvenil e riscos para saúde

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde, a obesidade infanto-juvenil aumentou bastante, de forma bem preocupante, nos últimos 10 anos. Entretanto, esse é um problema que tem surgido no mundo todo, e não apenas no Brasil.

Mas, falando mais especificamente sobre o nosso país, a região sul é a que mais apresenta casos de sobrepeso e obesidade logo nos primeiros anos de vida.

De acordo com os estudos, cerca de 15% de todas as crianças e 8% dos adolescentes possuem sobrepeso ou obesidade.

A questão é que, 8 em cada 10 jovens obesos permanecem nessa condição mesmo quando entram na fase adulta.

Diante desse cenário, tem sido cada vez mais importante abordar sobre a obesidade juvenil e riscos para saúde, já que é uma maneira de contribuir para a prevenção desse problema.

O que é obesidade juvenil?

Em suma, a obesidade juvenil se define como sendo um excesso de gordura corporal que prejudica a saúde.

É determinada pelo índice de massa corporal (IMC), que se deve calcular dividindo o peso pela altura ao quadrado.

Uma criança ou adolescente é considerado acima do peso quando seu IMC está entre o percentil 85 e 95 e obeso quando seu IMC está acima do percentil 95.

Quais são as causas da obesidade juvenil?

Na verdade, a obesidade juvenil e riscos para a saúde podem surgir por uma série de situações distintas. Mas, dentre os principais fatores, podemos mencionar os seguintes:

Dieta inadequada

Uma dieta rica em alimentos processados, açúcar, gordura e sal pode contribuir para o ganho de peso e obesidade juvenil.

Inclusive, além de contribuir para o sobrepeso, também pode fazer com que o indivíduo sinta uma queimação no estômago frequente, além de vários outros sintomas que podem ser bem incômodos.

Além disso, comer fora de casa com frequência e pular refeições podem levar a escolhas alimentares menos saudáveis.

Inatividade física

Não há como falar sobre as causas da obesidade juvenil e riscos para saúde e não mencionar a falta de atividade física.

Até mesmo porque esse é um dos fatores mais primordiais e que é capaz de fazer com que se sofra de obesidade juvenil.

Crianças e adolescentes que passam muito tempo assistindo TV, jogando videogames ou usando o computador têm maior probabilidade de serem obesos.

Fatores familiares

A obesidade tende a ocorrer em famílias, sugerindo uma influência genética. Por isso, deve-se manter ainda mais atenção às crianças e adolescentes que possuem facilidade para engordar.

Além disso, os hábitos alimentares e atividades físicas dos pais podem afetar seus filhos. Quando os pais se alimentam mal, os filhos tendem a adquirir isso também.

Quais são os riscos da obesidade juvenil para saúde?

A obesidade juvenil pode ter sérias consequências para a saúde das crianças e adolescentes. Agora, dentre elas, podemos mencionar as seguintes:

Diabetes tipo 2

A obesidade é um fator de risco significativo para o que o jovem desenvolva diabetes tipo 2, sendo esse um problema crônico.

Doenças cardíacas

Ao falar sobre a obesidade juvenil e riscos para a saúde, um deles não poderia deixar de ser a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

O sobrepeso ou mesmo a obesidade pode fazer com que o adolescente tenha maior susceptibilidade a desenvolver aterosclerose, hipertensão arterial e colesterol alto.

Problemas respiratórios

A obesidade pode causar problemas respiratórios, como asma e apneia do sono, sendo esse um outro problema bastante comum.

Problemas emocionais

Crianças e adolescentes obesos podem sofrer bullying e discriminação, o que pode levar a problemas emocionais, como depressão e baixa autoestima.

Tudo isso tende a afetar de forma direta o seu desenvolvimento, podendo fazer com que se torne um adulto retraído ou introvertido, com alguns traumas dos quais é preciso trabalhar.

Câncer

De acordo com alguns estudos, o excesso de gordura corporal tende a facilitar o estado de inflamação crônica.

Sendo assim, aumenta também os níveis de alguns hormônios, os quais podem ajudar no crescimento de células cancerígenas.

Independente do tipo de doença, seja câncer de pele nas costas, fígado, rins etc., deve-se procurar pelo profissional adequado, para que ele possa indicar a melhor forma de tratar.

Tem como prevenir a obesidade juvenil?

Sim, existem várias medidas das quais se pode tomar para evitar a obesidade juvenil e riscos para a saúde. Dentre todas elas, citamos:

Dieta saudável

Uma dieta equilibrada e saudável é fundamental para prevenir a obesidade juvenil, sendo uma das principais maneiras de prevenção.

Isso significa comer uma variedade de alimentos nutritivos, limitar alimentos processados e açucarados e evitar comer fora com frequência.

Redução do tempo de tela

Outra das principais causas da obesidade juvenil e riscos para a saúde é o sedentarismo. Por conta disso, procure reduzir o tempo que o jovem fica na frente das telas.

Limite o tempo que as crianças e adolescentes passam assistindo TV, jogando videogames ou usando o computador.

Atividade física regular

Além de evitar com que o adolescente fique muito tempo em frente a uma tela, procure sempre aliar com algumas atividades físicas adequadas.

As crianças e adolescentes devem se envolver em atividades físicas regulares, como jogar ao ar livre, andar de bicicleta ou participar de esportes.

A depender da idade do jovem, você ainda pode indicar alguns suplementos para hipertrofia, de modo a fazer com que ele tenha uma melhor aceitação da sua autoimagem, contribuindo para melhor autoestima e confiança em si mesmo.

A obesidade juvenil pode afetar a autoestima das crianças e adolescentes?

Sim, a obesidade juvenil pode afetar de forma significativa a autoestima das crianças e em especial dos adolescentes.

Isso acontece porque o excesso de peso pode levar a problemas emocionais, como baixa autoestima, ansiedade e depressão.

Crianças e adolescentes obesos também podem enfrentar discriminação e bullying na escola ou em outros ambientes sociais, o que pode exacerbar esses problemas emocionais.

Combatendo a Epidemia: Entendendo a Obesidade Juvenil e Seus Perigos para a Saúde

A obesidade juvenil é uma condição alarmante que afeta milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo, com prevalência crescente nos últimos anos. Caracterizada pelo excesso de gordura corporal, essa condição é avaliada através do Índice de Massa Corporal (IMC) e traz consigo riscos significativos para a saúde, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas, problemas respiratórios, emocionais e até câncer. As causas são multifatoriais, envolvendo dieta inadequada, inatividade física e fatores familiares. A prevenção passa por uma dieta saudável, redução do tempo de tela e atividade física regular, visando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional dos jovens.

O que é obesidade juvenil?
É o excesso de gordura corporal que prejudica a saúde de crianças e adolescentes, determinado pelo Índice de Massa Corporal (IMC).

Quais são as principais causas da obesidade juvenil?
Dieta inadequada, inatividade física e fatores familiares são as principais causas.

Quais são os riscos da obesidade juvenil para a saúde?
Incluem diabetes tipo 2, doenças cardíacas, problemas respiratórios, emocionais e câncer.

É possível prevenir a obesidade juvenil? Como?
Sim, através de uma dieta saudável, redução do tempo de tela e encorajamento de atividade física regular.

A obesidade juvenil pode afetar a autoestima das crianças e adolescentes?
Sim, pode levar a problemas emocionais como baixa autoestima, ansiedade e depressão, além de enfrentarem discriminação e bullying.

Previous Post Next Post