O papel da odontologia na sua autoestima

O papel do dentista não é apenas o de cuidar da saúde bucal. O sorriso é essencial na autoestima do paciente e também influencia nas relações interpessoais, pois é o cartão de visita de qualquer pessoa. Por isso a odontologia e autoestima estão diretamente ligadas.

A pessoa que conta com um belo sorriso, dentes branquinhos, bem cuidados e alinhados, se sente mais confiante e transmite uma primeira impressão positiva.

Ter os dentes amarelados ou escurecidos, tortos, acareados ou não tê-los, afetam diretamente a forma como essas pessoas se relacionam, além de prejudicar o lado psicológico e emocional delas.

Veja alguns procedimentos que levantam a autoestima

Graças a evolução da tecnologia na odontologia, procedimentos como clareamento a laser valor estão proporcionando uma vida mais sociável a muitos pacientes.

É um tratamento que deixa os dentes mais brancos e está entre os mais procurados nas clínicas odontológicas do Brasil.

Esse procedimento está ganhando muitos adeptos pela rapidez e eficiência que oferece. 

Ele é feito em consultório e, em alguns casos, basta uma sessão para que o paciente tenha o resultado desejado.

O clareamento é baseado no tom original do dente daquele paciente, sendo um tratamento individualizado.

Ele pode ser realizado mesmo quando há maior sensibilidade nos dentes e, já na primeira sessão, o paciente consegue notar a diferença, além do conforto que oferece, por ser um procedimento rápido.

O clareamento dental promoção é uma micro limpeza da estrutura do dente, já que, por conta dos pigmentos externos, os dentes tendem a escurecer com o tempo. Mas trata-se de uma situação reversível.

Outro procedimento que ajuda a recuperar a beleza do sorriso e mantê-lo branquinho e luminoso, está tomando conta dos consultórios odontológicos, é a faceta dentária.

Elas recobrem o dente, melhorando a estética, corrigindo a tonalidade, além de deixar o seu tamanho harmonizado. Outra particularidade das facetas é que ela resolve problemas funcionais, dando mais segurança e confiança ao paciente.

São lâminas ultrafinas de porcelana ou algum outro material muito próximo a cor natural do dente, que são coladas com cimento por cima da superfície dentária.

Outro tratamento é o implante dentário para pessoas que perderam um ou mais dentes. É colocado um pino de titânio no osso maxilar para fixar o dente artificial na boca. 

Veja os benefícios:

  • Melhora a qualidade de vida;
  • Devolve estabilidade à arcada dentária;
  • Melhora a fala;
  • Recupera a função mastigatória.

Entenda mais sobre os aparelhos ortodônticos

Outros procedimentos também corrigem problemas estéticos e físicos, como os aparelhos odontológicos. Atualmente, existem diversos tipos, o paciente, junto ao dentista, vai entender qual a melhor opção para a sua necessidade.

O aparelho de dente transparente é um excelente meio para quem busca discrição durante o tratamento. 

É um modelo feito em materiais que entregam uma estética discreta e agradável. Esse material é translúcido como porcelana, policarbonato e safira, por exemplo, por isso conseguem cuidar do problema sem impactar no visual.

Os aparelhos odontológicos tradicionais contam com braquetes, fios metálicos e com as borrachinhas coloridas. 

Essas borrachinhas são as ligaduras elásticas e têm papel fundamental no bom funcionamento do aparelho, já que são responsáveis por manter os fios presos aos braquetes.

No entanto, na versão tradicional do método, elas não são discretas e, por isso, os aparelhos transparentes ganharam cada vez mais espaço na ortodontia. 

Falando ainda de aparelhos ortodônticos, entenda um pouco mais sobre o aparelho lingual, um tipo invisível que é capaz de consertar os desvios no crescimento e no desenvolvimento dos dentes. 

O seu mecanismo é igual aos outros. Os fios são colocados nas peças do aparelho movimentando os dentes. O grande diferencial é que os braquetes se posicionam atrás dos dentes, deixando o sorriso natural durante todo o tratamento.

É uma opção indispensável para quem quer tratar disfunções orais sem alterar a aparência do rosto. 

O aparelho lingual é muito indicado para casos de pacientes que não querem ou não devem usar aparelhos visíveis, no caso de modelos, artistas, esportistas e cantores, por exemplo. 

Seu uso também é indicado para pacientes com hipoplasias – quando o corpo não consegue produzir a camada dura que protege o dente, ou seja, uma falha na mineração do esmalte, alterando a cor ou até faltando um pedaço dele.

O tempo nesse tipo de acessório é o mesmo em relação aos outros. Mas, por conta da sua biomecânica, pode levar um tempo menor.

Vantagens de visitar um profissional dentista

Não precisa procurar um dentista, apenas quando surge algum incômodo no dente. É muito importante fazer visitas regulares ao consultório odontológico, para não se deparar com problemas futuros na saúde bucal.

  • Perder o medo;
  • Previne problemas bucais;
  • Resolve problemas no início;
  • Mantém o sorriso bonito;
  • Previne outros problemas de saúde;
  • Aumenta a autoestima;
  • Economiza dinheiro. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.