Plano de negócios de empreendedorismo: tudo o que você precisa saber

Todo empreendedor que se preze investe um tempo de qualidade no planejamento, mas será que você sabe o que é e como fazer um plano de negócios de empreendedorismo? Neste artigo, organizamos um guia sobre a relevância do planejamento e o que não pode faltar em um bom plano. 

O que é um plano de negócios de empreendedorismo?

Um plano de negócios de empreendedorismo é um documento utilizado para definir o que será feito para que a empresa consiga atingir os seus objetivos apresentados no planejamento.

O plano de negócios de empreendedorismo deve reunir informações sobre tudo o que será  necessário para que as ações sejam postas em prática com sucesso, entre os elementos que devem ser considerados estão:

:

A ideia é aplicar metodologias e reduzir os riscos que o negócio pode apresentar no decorrer do trabalho e aumentar as chances de que os objetivos sejam alcançados. 

Em suma, trata-se de um documento fruto de reuniões, reflexões e definições de estratégias. 

Qual a importância de um plano de negócios para um empreendimento?

Uma vez que você compreendeu o que é um plano de negócios de empreendedorismo, talvez já imagina qual a sua relevância, no entanto, vale destacar alguns pontos essenciais que mostram qual o real benefício do planejamento.

Ajuda a manter os pés no chão

É normal que nosso primeiro impulso seja sair fazendo uma coisa após a outra e apostar as fichas em algo que está dando certo, entretanto essa nem sempre é a melhor postura. 

Um crescimento pode ser sólido ou passageiro, mas só é possível fazer uma análise de um cenário quando nos planejamos para agir em cima de cada uma das possibilidades, seja uma perspectiva mais pessimista, realista ou otimista.

Faz com que você conheça melhor sua empresa

O momento do planejamento é hora em que reunimos vários (ou todos) colaboradores da empresa para discutir sobre:

  • o que está sendo feito, 
  • o que queremos alcançar,
  • quais os caminhos devem ser traçados para chegar até lá.

Através destas reuniões, troca de ideias e perspectivas é possível conhecer bem melhor o seu negócio e como ele opera.

Essa visão mais aprofundada de como está o dia-a-dia da sua marca é essencial para evitar erros e aproveitar oportunidades. 

Melhora a comunicação

Outro ponto fundamental que ressalta a importância do plano de negócios é a possibilidade de aparar arestas e reduzir ruídos de comunicação. Uma vez que temos colaboradores de vários setores, é possível debater sobre formas de melhorar a comunicação interna e externa.

Essa troca ajuda na integração da equipe e na compreensão sobre o todo. É possível encontrar insights novos para campanhas e abordagens diferentes à medida em que trocamos informações deste gênero.

O que não pode faltar em um bom plano de negócio de empreendedorismo?

O plano de negócios de empreendedorismo não pode ser um documento feito às pressas e com pouca informação.Pelo contrário, ele precisa ser robusto e apresentar as principais propostas, premissas e projeções do mercado e da empresa. Tudo isso de forma organizada. 

Confira a lista que organizamos com as informações mais relevantes que você deve incluir em seu plano de negócio de empreendedorismo:

  • Sumário: breve descrição do negócio da empresa, público-alvo, diferenciais competitivos, projeções de venda e de lucro; 
  • Equipe de gestão: organização hierárquica de cada projeto e resumo das pessoas envolvidas; 
  • Informações de mercado: dados pertinentes a respeito da indústria, Clientes, Fornecedores, Dimensão do mercado e tendências, concorrência e necessidades não atendidas por eles;
  • Departamento financeiro: projeção de vendas e lucratividade, ponto de equilíbrio e capacidade de investimento;
  • Plano de marketing: estratégias de promoção da marca, canais de venda utilizados e verba necessária;
  • Plano operacional: detalhes pertinentes a parte logística, capacidade produtiva, regulamentação entre outros detalhes pertinentes;
  • Plano de implantação: estratégias para colocar planos em prática, análise SWOT, necessidade de contratações ou demissões, de investimento e análise dos cenários atuais e projetados.

Cuidados na hora de fazer seu  plano de negócios

Para criar um planejamento de qualidade é preciso tomar alguns cuidados, afinal, a ideia é que este documento paute as ações da empresa, logo, ele precisa ser feito de maneira criteriosa e respeitando alguns pontos fundamentais. 

Não foque em criar o plano ideal

Um dos grandes erros na hora de planejar é justamente considerar apenas o cenário ideal, isso representa um plano otimista. 

Nele, geralmente, o gestor conta com que fatores externos sejam favoráveis à sua empresa e que os funcionários tenham sempre índices altos de desempenho.

O ideal é que, a cada estratégia ou metodologia escolhida para ser aplicada, exista a construção de cenários que sejam realmente viáveis e, em cima de cada cenário exista um plano de ação preparado para tentar reverter um quadro negativo ou potencializar um positivo.

Uma opção é criar um cenário otimista, neutro e pessimista. Assim você já se prepara para aproveitar as oportunidades, ao mesmo tempo que garante que irá controlar os riscos que possam vir a surgir.

Todo planejamento pode e deve ser revisado quando necessário

Outro ponto que costuma atrapalhar muito são os planejamentos criados sem nenhuma margem. Quase todos os planos estarão sujeitos a mudanças, e para que isso seja possível, é necessário versatilidade.

Por isso, na hora de criar o seu  plano de negócios de empreendedorismo, tenha a noção de que ele deve ser o guia em busca de um objetivo, mas que não pode ser engessado, senão pode acabar mais por atrapalhar do que ajudar no final das contas.

E aí, já sabe qual plano de negócios do empreendedorismo você vai aplicar na sua empresa? Agora é colocar a mão na massa e tirar suas ideias do papel. Boa sorte e bons negócios!

Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks. 

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 + três =