[Top10 ] Melhores ferramentas para o trabalho remoto

Atualmente, existem várias ferramentas para o trabalho remoto também conhecido como home office. Essas ferramentas tem como objetivo melhorar a eficiência dos colaboradores da empresa quando estão longe do ambiente de trabalho físico.

Devido a crise da pandemia enfrentada no início do ano de 2020, o trabalho remoto teve um boom, surgindo como a melhor opção para as empresas não fecharem as portas ou interromperem de vez as suas atividades. 

Com isso o número de pessoas que trabalharam nesse modelo aumentou consideravelmente.

Hoje em dia, o trabalho remoto é muito mais do que necessidade e aparece como uma opção de modelo de trabalho que traz muitos benefícios para a empresa e para os colaboradores

Por isso,o formato continua crescendo e vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas e no mercado como um todo.

Neste artigo, vamos falar sobre as 10 melhores ferramentas para trabalho remoto, que vem auxiliando o dia a dia dos trabalhadores e gestores. Confira!  

Principais benefícios do trabalho remoto

O que apareceu como necessidade hoje é uma ótima opção para diversas empresas que preferiram manter o trabalho remoto como principal modelo.  Existem vários motivos para essas organizações utilizarem este modelo no dia a dia.

Separamos as principais vantagens do trabalho remoto:

  • economia com espaços físicos,
  • contratação de funcionários sem a preocupação de distância e sem limitação geográfica, 
  • maior produtividade dos funcionários.

Assim como para a empresa, existem vantagens para os funcionários que trabalham no modelo de home office. A principal delas é a flexibilidade de local de trabalho, já que é possível trabalhar em um hotel realizando uma viagem com a família, por exemplo. Outras vantagens são: 

  • não há mais perda de tempo e gasto com o deslocamento até o trabalho, 
  • aumento na qualidade de vida, 
  • maior autonomia e mais.     

Melhores ferramentas para o trabalho remoto

Agora que já falamos sobre algumas características do home office, e seus benefícios, chegou a hora de falar sobre as melhores ferramentas para o trabalho remoto, que vão auxiliar na melhor eficiência no dia a dia de quem trabalha neste formato.

Separamos as ferramentas para trabalho remoto em quatro categorias:

  • ferramentas de chamada de vídeo 
  • ferramentas de gestão de tarefas e projetos  
  • ferramentas de compartilhamento  
  • ferramentas de gestão de tempo 

Conheça algumas opções, abaixo. 

3 ferramentas de chamada de vídeo

Abrindo nossa lista de ferramentas para o trabalho remoto não podemos deixar de falar das plataformas usadas para as reuniões a distância. Os sistemas evoluíram e atualmente é possível fazer encontros com centenas de pessoas na mesma reunião.

Existem diversas ferramentas que oferecem esse serviço,entre elas: 

Cada plataforma possui seus pontos positivos e negativos, cabe a cada empresa escolher a que mais se encaixa com a necessidade. 

Ferramentas de gestão de tarefas e projetos

Um dos principais cuidados que deve ser tomado quando pensamos em trabalho home office é a organização das tarefas diárias para manter as atividades em dia sem perder a qualidade. 

A partir disso, uma aliada importante são as ferramentas de gestão de tarefas e projetos que existem atualmente. 

Com elas é possível organizar de maneira simples e fácil as necessidades diárias, semanais e mensais das equipes, distribuir as tarefas entre os profissionais e acompanhar a evolução de cada atividade.

Separamos duas ótimas opções de ferramentas para trabalho remoto, que possuem versões gratuitas:

Ferramentas de compartilhamento 

Quando pensamos em ferramentas para o trabalho remoto não podemos deixar de falar das ferramentas de compartilhamento e armazenamento na nuvem, que facilitam o envio imediato de arquivos para outros colaboradores e ainda permitem a edição simultânea do material, bem como a atualização em tempo real. 

Atualmente existem diversas ferramentas que prestam esse tipo de serviço, oferecendo diferentes espaços de armazenamento e com opções variadas de valores para o plano pago. 

Separamos 3 opções de ferramentas para trabalho remoto que oferecem planos gratuitos e estão entre as principais do mercado. São elas:   

Mas qual a vantagem de utilizar essas ferramentas? A possibilidade de acesso aos documentos, planilhas e arquivos da empresa, a partir de qualquer lugar do mundo já aparece como uma grande vantagem em relação a outras maneiras de armazenagem.

Além disso, a segurança desse tipo de serviço é maior do que uma armazenagem local. 

Ferramentas de gestão de tempo

Fechando nossa lista de ferramentas para o trabalho remoto não podemos deixar de falar das plataformas que vão auxiliar a gestão de tempo.

Neste mundo cada vez mais imediatista e competitivo é fundamental organizar o seu dia para otimizar o seu tempo, bem como contribuir para que os colaboradores façam o mesmo. 

Quando pensamos em um dia de trabalho é normal existir dias mais produtivos que outros, não é verdade? Mas às vezes precisamos entregar demandas urgentes e não temos escolha, precisamos ser eficientes. 

Essas plataformas têm como objetivo justamente manter esses dias mais constantes. Entre as principais ferramentas para trabalho remoto e gestão de tempo estão :  

Como melhorar o meu desempenho no trabalho remoto?

Agora que falamos sobre as melhores ferramentas para o trabalho remoto chegou a hora de conhecermos algumas estratégias que vão contribuir para a produtividade durante o home office. 

Alguns erros comuns quando estamos trabalhando de casa podem prejudicar a nossa qualidade de vida e até mesmo a qualidade do trabalho entregue. Entretanto, também é possível usar a tecnologia para evitar que isso aconteça.

Separamos 5 dicas infalíveis que vão, junto com as ferramentas certas, te tornar um melhor profissional:

  1. Crie uma rotina de horários 
  2. Crie um espaço específico para seu trabalho em casa 
  3. Planeje as atividades diárias
  4. Faça exercícios físicos regularmente 
  5. Separe as horas de trabalho e de lazer 

Esse conjunto, que inclui ferramentas para trabalho remoto e bons hábitos, vai permitir que a empresa e os colaboradores aproveitem ao máximo os benefícios do trabalho home office, enquanto equilibram problemas que podem surgir deste modelo. 

Agora é só escolher quais ferramentas usar e começar a aplicar no seu dia a dia, Bom trabalho!

Este artigo foi escrito pelo portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × quatro =