
Tem como fazer cirurgia para diminuir a boca? Conheça o procedimento
Enquanto o sonho de muitas pessoas é ter lábios volumosos, outras buscam a cirurgia para diminuir a boca, chamada de queiloplastia, para reduzir o volume dos lábios.
Além de reduzir a boca, essa técnica cirúrgica também pode ser realizada para aumentar os lábios e para corrigir a boca torta, que pode acontecer depois de quadros de paralisia facial.
A cirurgia plástica para diminuir a boca é recomendada para pessoas com lábios naturalmente volumosos que não se sentem à vontade com essa característica.
Com a orientação de um médico especialista, são considerados todos os fatores em relação ao sucesso do procedimento e o que esperar dos resultados.
Se você tem dúvidas sobre fazer cirurgia para diminuir a boca, neste post você vai entender como funciona o procedimento. Boa leitura!
Como é feita a cirurgia plástica para diminuir a boca?
A cirurgia para diminuir a boca ou queiloplastia redutora é feita na parte interna da boca, onde por meio de uma incisão, o cirurgião retira uma parte da mucosa para reduzir o volume tanto na parte superior quanto na inferior dos lábios.
O procedimento é feito com anestesia local e sem necessidade de internação no pré e no pós-cirúrgico.
Dessa forma, os pontos ficam dentro da pouca, o que não deixa as marcas da cirurgia aparentes.
Quando o paciente tem uma assimetria nos lábios também pode recorrer a cirurgia para diminuir a boca.
Nesse caso, a retirada de volume acontece em cima ou embaixo, conforme o necessário para que os lábios fiquem proporcionais e a expressão mais harmônica.
No processo de feminização facial, é comum que a cirurgia para diminuir a boca seja realizada nos lábios superiores para acertar a proporção e também o contorno.
Características da boca proporcional | Foto: racool-studio.
Possíveis riscos da cirurgia para diminuir lábios da boca
O principal risco da cirurgia para diminuir a boca é que o resultado não fique como o esperado.
Os processos cirúrgicos estéticos, em geral, têm essa possibilidade. Por isso, é importante realizar esse tipo de procedimento com cirurgiões plásticos capacitados.
Quanto mais experiente for o profissional melhor a qualidade da análise e da execução da técnica da cirurgia.
Outro risco é o de infecção. Então, seja bastante criterioso na hora de escolher onde você vai fazer essa intervenção.
Conheça a clínica onde são feitas as cirurgias e pergunte sobre os procedimentos padrão de higiene e segurança do local e dos equipamentos utilizados.
Como é um procedimento invasivo, é comum acontecerem edemas, porém algumas pessoas podem ter esse efeito com mais intensidade ou ainda que ele demore a passar.
Então, é importante seguir todas as recomendações no pós-operatório, tomar os medicamentos e fazer os procedimentos para ajudar na cicatrização.
Antes da cirurgia para diminuir a boca, tire todas as dúvidas e entenda o que você vai precisar fazer para ter uma boa recuperação.
Cuidados do pós-operatório
Os pontos da cirurgia para diminuir a boca permanecem de dez a 14 dias e depois são retirados pelo cirurgião no consultório.
Durante a fase pós-operatória, é importante seguir alguns cuidados como:
- manter uma alimentação mais líquida/pastosa para facilitar a mastigação;
- fazer compressas geladas para amenizar os edemas;
- evitar se expor ao sol, pois isso pode fazer os locais dos edemas fiquem manchados na pele;
- não fumar;
- dormir de barriga para cima para não pressionar o rosto;
- tomar os antibióticos/antiinflamatórios recomendados pelo médico para evitar inflamações.
Depois de cinco dias, em média, o paciente pode voltar às suas atividades de rotina. Apenas atividades físicas devem ser evitadas nas primeiras semanas.
A finalização do procedimento acontece apenas depois da retirada dos pontos e da avaliação do médico.
Então, mantenha o contato com o seu cirurgião, tire dúvidas e retorne para que ele avalie os resultados da cirurgia para diminuir a boca.
Como diminuir o tamanho dos lábios naturalmente?
Se você ainda precisa esperar algum tempo para fazer sua cirurgia para diminuir a boca, um truque de maquiagem pode ajudar a disfarçar o volume dos lábios.
Geralmente, as mulheres contornam os lábios com a ajuda do lápis de boca um pouco fora da linha de contorno para dar impressão de mais volume.
Para ter o efeito contrário, a dica é simples: passe o lápis de boca da cor do seu batom na parte de dentro da linha de contorno dos lábios.
Aposte em cores neutras e opacas ou que contrastam com seu tom de pele, pois isso facilita conseguir esse efeito de boca menor. Evite brilho tipo gloss, pois ele ajuda na impressão de volume.
E o preenchimento labial: quando fazer?
Ao contrário da cirurgia para diminuir a boca, o preenchimento labial tem como objetivo adicionar volume aos lábios.
O preenchimento também ajuda a realçar o contorno da boca, definindo mais a expressão e eliminando as linhas finas, chamadas de código de barra, que se formam ao redor da boca.
Se necessário, o preenchimento dos lábios pode ajudar em possíveis correções no pós-operatório, depois que o resultado da cirurgia já estiver consolidado.
Por isso, o acompanhamento com o médico é importante, pois ele pode antecipar outros procedimentos que vão melhorar os resultados alcançados com a cirurgia para diminuir a boca.
Pesquise e encontre o melhor profissional
Quando se trata de um procedimento invasivo como a cirurgia para diminuir a boca, o melhor caminho é encontrar um profissional experiente e qualificado.
Pesquise referências de clínicas especializadas em procedimentos estéticos, peça recomendações de pessoas próximas e agende consultas de avaliação.
Além de entender melhor as possibilidades que o procedimento pode te trazer, você consegue propostas de orçamento com todas as despesas envolvidas e a forma de pagamento.
Não tenha pressa e prepare-se com tranquilidade para fazer sua cirurgia para diminuir a boca com segurança!
Este post foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de apresentar como funciona a cirurgia para diminuir a boca e os benefícios para a autoestima dos pacientes.