Tem como fazer cirurgia para diminuir a boca? Conheça o procedimento

Enquanto o sonho de muitas pessoas é ter lábios volumosos, outras buscam a cirurgia para diminuir a boca, chamada de queiloplastia, para reduzir o volume dos lábios.

Além de reduzir a boca, essa técnica cirúrgica também pode ser realizada para aumentar os lábios e para corrigir a boca torta, que pode acontecer depois de quadros de paralisia facial. 

A cirurgia plástica para diminuir a boca é recomendada para pessoas com lábios naturalmente volumosos que não se sentem à vontade com essa característica.

Com a orientação de um médico especialista, são considerados todos os fatores em relação ao sucesso do procedimento e o que esperar dos resultados.

Se você tem dúvidas sobre fazer cirurgia para diminuir a boca, neste post você vai entender como funciona o procedimento. Boa leitura!

Como é feita a cirurgia plástica para diminuir a boca?

A cirurgia para diminuir a boca ou queiloplastia redutora é feita na parte interna da boca, onde por meio de uma incisão, o cirurgião retira uma parte da mucosa para reduzir o volume tanto na parte superior quanto na inferior dos lábios.

O procedimento é feito com anestesia local e sem necessidade de internação no pré e no pós-cirúrgico. 

Dessa forma, os pontos ficam dentro da pouca, o que não deixa as marcas da cirurgia aparentes.

Quando o paciente tem uma assimetria nos lábios também pode recorrer a cirurgia para diminuir a boca.

Nesse caso, a retirada de volume acontece em cima ou embaixo, conforme o necessário para que os lábios fiquem proporcionais e a expressão mais harmônica.

No processo de feminização facial, é comum que a cirurgia para diminuir a boca seja realizada nos lábios superiores para acertar a proporção e também o contorno.

Características da boca proporcional | Foto: racool-studio.

Possíveis riscos da cirurgia para diminuir lábios da boca

O principal risco da cirurgia para diminuir a boca é que o resultado não fique como o esperado.

Os processos cirúrgicos estéticos, em geral, têm essa possibilidade. Por isso, é importante realizar esse tipo de procedimento com cirurgiões plásticos capacitados.

Quanto mais experiente for o profissional melhor a qualidade da análise e da execução da técnica da cirurgia.  

Outro risco é o de infecção. Então, seja bastante criterioso na hora de escolher onde você vai fazer essa intervenção.

Conheça a clínica onde são feitas as cirurgias e pergunte sobre os procedimentos padrão de higiene e segurança do local e dos equipamentos utilizados.

Como é um procedimento invasivo, é comum acontecerem edemas, porém algumas pessoas podem ter esse efeito com mais intensidade ou ainda que ele demore a passar.

Então, é importante seguir todas as recomendações no pós-operatório, tomar os medicamentos e fazer os procedimentos para ajudar na cicatrização.

Antes da cirurgia para diminuir a boca, tire todas as dúvidas e entenda o que você vai precisar fazer para ter uma boa recuperação.

Cuidados do pós-operatório

Os pontos da cirurgia para diminuir a boca permanecem de dez a 14 dias e depois são retirados pelo cirurgião no consultório.

Durante a fase pós-operatória, é importante seguir alguns cuidados como:

  • manter uma alimentação mais líquida/pastosa para facilitar a mastigação;
  • fazer compressas geladas para amenizar os edemas;
  • evitar se expor ao sol, pois isso pode fazer os locais dos edemas fiquem manchados na pele;
  • não fumar;
  • dormir de barriga para cima para não pressionar o rosto;
  • tomar os antibióticos/antiinflamatórios recomendados pelo médico para evitar inflamações.

Depois de cinco dias, em média, o paciente pode voltar às suas atividades de rotina. Apenas atividades físicas devem ser evitadas nas primeiras semanas.

A finalização do procedimento acontece apenas depois da retirada dos pontos e da avaliação do médico.

Então, mantenha o contato com o seu cirurgião, tire dúvidas e retorne para que ele avalie os resultados da cirurgia para diminuir a boca.

Como diminuir o tamanho dos lábios naturalmente?

Se você ainda precisa esperar algum tempo para fazer sua cirurgia para diminuir a boca, um truque de maquiagem pode ajudar a disfarçar o volume dos lábios.

Geralmente, as mulheres contornam os lábios com a ajuda do lápis de boca um pouco fora da linha de contorno para dar impressão de mais volume.

Para ter o efeito contrário, a dica é simples: passe o lápis de boca da cor do seu batom na parte de dentro da linha de contorno dos lábios. 

Aposte em cores neutras e opacas ou que contrastam com seu tom de pele, pois isso facilita conseguir esse efeito de boca menor. Evite brilho tipo gloss, pois ele ajuda na impressão de volume.

E o preenchimento labial: quando fazer?

Ao contrário da cirurgia para diminuir a boca, o preenchimento labial tem como objetivo adicionar volume aos lábios.

O preenchimento também ajuda a realçar o contorno da boca, definindo mais a expressão e eliminando as linhas finas, chamadas de código de barra, que se formam ao redor da boca. 

Se necessário, o preenchimento dos lábios pode ajudar em possíveis correções no pós-operatório, depois que o resultado da cirurgia já estiver consolidado.

Por isso, o acompanhamento com o médico é importante, pois ele pode antecipar outros procedimentos que vão melhorar os resultados alcançados com a cirurgia para diminuir a boca.

Pesquise e encontre o melhor profissional

Quando se trata de um procedimento invasivo como a cirurgia para diminuir a boca, o melhor caminho é encontrar um profissional experiente e qualificado.

Pesquise referências de clínicas especializadas em procedimentos estéticos, peça recomendações de pessoas próximas e agende consultas de avaliação.

Além de entender melhor as possibilidades que o procedimento pode te trazer, você consegue propostas de orçamento com todas as despesas envolvidas e a forma de pagamento.

Não tenha pressa e prepare-se com tranquilidade para fazer sua cirurgia para diminuir a boca com segurança!
Este post foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de apresentar como funciona a cirurgia para diminuir a boca e os benefícios para a autoestima dos pacientes.

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *