Retirada do Pomo de Adão: como é feita a cirurgia?

Sabe aquela protuberância no pescoço que é mais evidente nos homens, principalmente, quando se levanta a cabeça? O Pomo de Adão, popularmente chamado de gogó, causa desconforto estético em homens e mulheres. Por isso, a cirurgia de retirada do Pomo de Adão é bastante procurada.

Nesse caso, o procedimento para remover a cartilagem saliente que forma o pomo de adão é mais frequente em mulheres cisgênero e também em mulheres trans, que estão em processo de transição de gênero.

Os homens, por outro lado, têm uma relação de mais aceitação, pois essa é uma característica física que surge neles logo no início da puberdade com a explosão hormonal.

Porém, alguns desajustes funcionais e até doenças podem levar à necessidade de retirar o Pomo de Adão.

Quer entender melhor como funciona a cirurgia de retirada do Pomo de Adão? Continue a leitura e entenda tudo sobre o procedimento.

O que é o Pomo de Adão?

O Pomo de Adão é uma cartilagem tireoidea proeminente localizada na laringe que aparece sob a pele formando uma ponta saltada.

Quando começa a puberdade, entre os 16 e 17 anos, a produção elevada do hormônio testosterona revela essa característica, considerada tipicamente masculina.

Então, de forma geral, homens terão o Pomo de Adão perceptíveis, seja com o rosto em repouso ou quando inclinar a cabeça para trás.

Porque algumas mulheres têm Pomo de Adão?

Porém, algumas mulheres, pelo mesmo fator da puberdade — afinal, elas também produzem testosterona —, podem ter o Pomo de Adão ressaltado.

O quão visível esse detalhe vai ser depende de alguns fatores como:

  • predisposição genética;
  • estrutura corporal;
  • tipo físico.

Os homens e mulheres com obesidade ou que possuem o pescoço mais curto, por exemplo, não costumam ter o Pomo de Adão evidente.

Mas é importante considerar que essa característica é menos frequente nas mulheres cisgênero, aquelas que nasceram e se identificam com o gênero feminino.

Mesmo assim, veremos adiante que a retirada do Pomo de Adão envolve o universo feminino devido aos processos de feminização facial pelos quais as mulheres transgênero passam.

Para que serve o “gogó”?

O Pomo de Adão serve para proteger a laringe que é nosso órgão de fala e onde estão as cordas vocais.

Por ser formada de cartilagem, o Pomo funciona como um escudo para as estruturas dessa região em casos de traumas, por exemplo.

Como o Pomo de Adão fica embaixo do osso hioide, ele faz parte do processo de fala, principalmente nas questões relacionadas à entonação da voz.

Nas mulheres, por exemplo, a estrutura do pomo é mais reta e, por isso, menos evidente. Já nos homens, o ângulo é mais fechado, o que ressalta a cartilagem e a torna visível sob a pele.

São essas variações nas características do Pomo de Adão que podem incomodar e levar à autoestima baixa, bullying, principalmente quando na fase da adolescência.

Mas então é possível diminuir o gogó? Veja como funciona o procedimento abaixo.

Como é feita a cirurgia de retirada do Pomo de Adão?

É importante reforçar que a principal queixa que leva à retirada do Pomo de Adão é o desconforto estético que ele causa.

Como já citamos acima, mulheres trans e mulheres cisgênero são as que tendem a procurar esse procedimento com mais frequencia.

O motivo é que o Pomo de Adão é considerado uma característica essencialmente masculina.

Então, para deixar o rosto mais harmônico e feminino, as mulheres trans e as cisgênero que o desenvolveram procuram formas de tirar esse traço da aparência.

Mas outros quadros de saúde, que envolvem homens e mulheres, como mudanças na voz ou doenças que atingem a estrutura fibrocartilaginosa do corpo também podem levar a realização do procedimento.

Dependendo do motivo, pode ser feita uma raspagem para diminuir a aparência ou a retirada do Pomo de Adão.

O nome técnico dessa cirurgia é condrolaringoplastia, feita com anestesia geral. 

Por meio de uma incisão de apenas um centímetro feita no queixo ou na área de dobra do pescoço, o cirurgião chega até a região do Pomo e com a ajuda de um bisturi faz a raspagem ou remove a cartilagem.

O procedimento é considerado delicado, pois está próximo da região da fala, mas é considerado simples e dura aproximadamente 45 minutos.

Os pacientes têm um pós-operatório tranquilo com pouca ocorrência de dor.

A retirada do Pomo de Adão pode ser feita tanto por um cirurgião plástico quanto por um cirurgião especialista da área de otorrinolaringologia.  

Os especialistas recomendam que a cirurgia seja feita até os 30 anos para se obter o melhor resultado.

Feminização facial e autoestima

A retirada do Pomo de Adão é uma das cirurgias que compõem o conjunto de procedimentos pelos quais as mulheres transgênero e até mulheres cis que percebem em si caracteristicas masculinas passam.

É importante destacar que essa e outras intervenções cirúrgicas devem ser planejadas e passar pela avaliação de especialistas.

Isso é importante porque cada pessoa tem uma face única e os procedimentos serão personalizados, considerando esses fatores para obter um resultado harmonioso.

A retirada do Pomo de Adão torna o contorno do pescoço muito mais feminino e delicado.

Em alguns casos, pode ser realizado junto com a cirurgia V-line que ressalta a “linha V” do rosto, que é a região entre maxilar e queixo. É indicada para quem tem o maxilar mais largo ou a mandíbula em formato quadrado.

Outros procedimentos podem ser planejados para que o paciente mantenha sua autoestima e bem-estar físico e emocional em alta.

Quanto custa a cirurgia de retirada do Pomo de Adão?

O valor do procedimento de retirada do Pomo de Adão pode variar de acordo com a região do país onde o paciente se encontra.

Então, o mais indicado é fazer consultas em clínicas especializadas e com boa referência no mercado para uma avaliação e obter uma proposta com os custos envolvidos.

Na pesquisa por bons profissionais, faça buscas online e também com pessoas próximas que já passaram pela cirurgia. 

Ver os resultados de cada médico na hora da consulta também ajuda a tomar a melhor decisão. 
Este post foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de apresentar como funciona a retirada do Pomo de Adão e os benefícios para a autoestima dos pacientes.

Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *