Como trocar o óleo e o filtro de óleo do carro

Antes de fazer uma viagem, ou mesmo no nosso dia a dia, é interessante fazermos uma inspeção básica não apenas dos pneus, mas também do motor do automóvel. Você sabe como trocar o óleo e o filtro de óleo do seu carro?

Essa inspeção envolve a verificação:

  • Do nível de óleo do motor;
  • Da água do reservatório: recomenda-se sempre que esteja cheio, pois em algum momento você pode necessitar utilizar no para-brisas;
  • Do nível do fluido de freio, que sempre deve estar completo;
  • E por fim, do líquido de arrefecimento, mistura de água com aditivos que é responsável por manter a temperatura ideal do motor para trabalhar.

Neste artigo, vamos te dar dicas de como verificar o nível de óleo do reservatório do motor, fazer a sua troca e também a substituição do filtro.

Lembrando que o óleo é responsável por lubrificar as peças do motor, por isso é importante verificar semanalmente o seu nível e fazer a troca quando necessária ou de acordo com as especificações de quilometragem rodada que estão detalhadas no seu manual do carro.

Este fluido, quando novo, se assemelha ao óleo de cozinha, sendo clara e não tão viscoso. Conforme vamos usando o carro, o óleo vai engrossando e ficando mais escura, lembrando muito o óleo queimado.

A partir do momento que ele vai ficando mais velho, a capacidade de lubrificação vai diminuindo, as peças do motor vão entrando mais em atrito umas com as outras, podendo soltar limalhas de metal que serão capturadas pelo filtro de óleo.

É recomendado trocar o filtro a cada 10 mil km, e o óleo a cada 5 mil km. Entretanto, como o valor do filtro é relativamente barato, o interessante é trocá-lo toda vez que for feita a troca de óleo.

Muitas vezes para economizar os usuários trocam apenas o óleo ignorando o seu filtro, porém os resíduos acumulados no filtro podem contaminar o óleo novo.

De qualquer forma, é sempre recomendado olhar o manual de seu carro para obter maiores informações quanto ao tempo de troca do filtro, do óleo e informações relacionadas ao volume ideal dos diversos fluidos dentro dos reservatórios.

Como verificar o nível de óleo?

A verificação deve ser realizada com o carro em uma superfície plana e motor frio. Essas precauções são importantes para evitar variação temporária do volume de óleo e também dependendo do que você estiver inspecionando pode causar queimaduras devido à pressão em que alguns fluidos se encontrarão quando quentes.

Para essa inspeção você necessitará apenas de um pano:

  • Abra o capô do carro;
  • Retire a vareta de medição e limpe com um pano que não solte fiapo;
  • Retorne a vareta e espere alguns segundos;
  • Retire novamente a vareta e verifique se o óleo está entre as duas marquinhas do ressalto da vareta. Se estiver, não precisa fazer nada, caso contrário adicione mais óleo ao reservatório, de acordo com as especificações do manual do seu carro.

 Como trocar o óleo e o filtro

Para fazer a troca de óleo e do filtro você necessitará de um recipiente grande, de um filtro novo e de uma chave para desrosquear o parafuso do reservatório.

  • Primeiramente, eleve a vareta de medição de óleo para entrar ar no reservatório;
  • Abaixo do carro, você verá um reservatório conhecido como cárter, onde fica armazenado o óleo do motor;
  • Coloque logo abaixo dele um recipiente que consiga coletar pelo menos 5 litros de óleo velho;
  • Retire o bujão, que é o parafuso do cárter para drenar todo o óleo existente no tanque;
  • Após esse procedimento, se o parafuso tiver uma ruela de vedação, troque por uma nova. Na hora de apertar o bujão, não é necessário que seja feito com força, mas apenas até esmagar levemente a ruela de vedação;
  • O óleo velho não pode ser descartado sem cuidados. Ele deve ser entregue a uma empresa que coleta o óleo usado para fazer o seu tratamento e posterior reutilização.

Já a troca de filtro é bem mais simples:

  • O filtro está próximo ao reservatório de óleo, é uma peça em formato cilíndrica;
  • Após desrosquear o filtro antigo, verifique se o anel de vedação veio junto ou ficou preso no bloco;
  • Coloque esse anel de vedação no filtro novo e passe um fio de óleo sobre o anel;
  • Antes da instalação, verifique se o anel de vedação está preso no filtro. Se estiver tudo bem, apenas rosqueie o filtro no bloco e está pronto a troca;
  • Não se esqueça de colocar o óleo novo de sua preferência dentro do reservatório do motor. Lembrando que óleo em excesso ou de menos pode fundir o motor.

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